FCDL Notícias

Livros para varejistas: leituras que deveriam ser obrigatórias

Que tal estimular o aprendizado, a criatividade e inspirar-se nos grandes para levar novas ideias e ações para o seu negócio? Temos ótimas dicas de livros para varejistas que poderão servir como um guia ou trazer insights relevantes para a sua marca. Sabemos, desde cedo, que a nossa vida deve ser composta pela união de diversos hábitos saudáveis. Entretanto, não estamos falando apenas de atividades físicas ou da alimentação, mas também de comportamentos que estimulam o pensamento, o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem contínua.

Neste cenário, a leitura ganha um espaço mais do que especial. Pensando nisso, selecionamos alguns livros para varejistas que podem fazer toda a diferença na sua rotina. Também, não hesite e compartilhá-los com a sua equipe ou, ao final do texto, deixar seu comentário sobre essas e outras obras relevantes para varejistas. Todo conhecimento deve ser compartilhado!

Livros para varejistas: 7 obras que todo profissional da área deveria ler

1. A Loja de Tudo

Você já deve ter ouvido falar sobre esse livro. Escrito por Brad Stone, ele é uma das dicas imperdíveis de livros para varejistas que querem inspirar-se e compreender o fenômeno que virou a Amazon.

A Loja de Tudo faz uma mistura da biografia de Jeff Bezos e da Amazon, trazendo informações dos próprios funcionários e executivos da Amazon, além de familiares e amigos de Bezos.

De maneira resumida, a obra é um relato completo e definitivo sobre a startup visionária, que apostou na internet e mudou para sempre a forma de consumir. De forma honesta, traz relatos sobre a companhia mais emblemática da era digital, assim como entrega um olhar mais pessoal sobre Bezos, o responsável por criar a Amazon.

Ao ler a obra, você verá, em detalhes, como Bezos criou a maior loja virtual do mundo. Também, saberá quais foram os seus grandes erros na empreitada e como ele virou o ícone que é atualmente.

Quem sabe, do livro, você poderá compreender melhor sobre a importância de oferecer a melhor experiência possível ao cliente e, também, a importância de acompanhar as tendências.

2. Arroz, Feijão e Varejo

Para dar continuidade a nossa lista de livros para varejistas, escolhemos uma obra nacional. Arroz, Feijão e Varejo, escrito por Caio Camargo, traz exatamente aquilo que o título sugere: o básico do dia a dia para o varejista brasileiro.

O livro, feito com capítulos independentes entre si, permite que o varejista leia a obra na ordem que preferir, sem que haja a necessidade se seguir uma leitura corrida. Em seu conteúdo, conta com uma excelente curadoria de materiais composta por artigos, entrevistas, notícias, dados e dicas de gestão selecionados a dedo pelo autor.

Ademais, o material é excelente para que o varejista mantenha os pés no chão e compreenda mais a realidade do setor. O autor mostra tudo aquilo que é importante para o empreendedor sobreviver e fazer sucesso com o seu negócio.

3. Gestão de Custos no Comércio Varejista

Selecionamos também uma obra brasileira um pouco mais técnica, que fala de maneira mais profunda sobre a redução de custos e a gestão do varejo no cenário nacional.

Escrito por Rodney Wernke, o livro Gestão de Custos no Comércio Varejista tem uma linguagem acessível. Ele traz diversos estudos de casos, exercícios de fixação,  exemplos numéricos e modelos de planilhas para aplicação prática do conteúdo. Ainda é enriquecido com textos complementares de fácil compreensão, que tornam o aprendizado mais completo.

Alguns dos tópicos que você poderá saber mais ao ler a obra são:

Custo de compra e taxa de marcação para definir os preços

Melhores sistemas de controle de estoque, com a mensuração do prazo médio de estocagem, custo financeiro de estocagem e estoque excedente

Custos X benefícios de cada área da empresa

Ponto de equilíbrio operacional, econômico e financeiro

Relatórios de lucratividade de segmentos de mercado (mercadorias, linhas, setores, lojas e rede de lojas)

Aplicações da matemática financeira na gestão de custos,

E muito mais!

Dentre as nossas sugestões de livros para varejistas, esse traz uma ótima forma de aprender sobre assuntos mais técnicos e altamente relevantes para o dia a dia do profissional da área.

4. Faces do Varejo

Escrito por diversos autores, o livro Faces do Varejo traz, em cada capítulo, uma história contada por alguma personalidade importante do setor varejista.

Com muita pluralidade e inspiração, cada história é relatada de acordo com a experiência de vida de cada autor. Assim, o livro une diferentes pontos de vista e ideologias que, juntas, ajudaram a criar a indústria varejista no Brasil e fazer o que ela é hoje.

Os escritores aproveitam o espaço para revelar os principais desafios enfrentados em seu dia a dia. Também, compartilham seus fracassos, sucessos e experiências variadas que se deparam ao viver imersos ao varejo brasileiro.

É uma leitura obrigatória para os varejistas que querem se destacar em um mundo em constante evolução e que buscam por inspiração todos os dias.

5. Clientividade  – Como oferecer o que o seu cliente quer

Outro dos livros para varejistas que merece destaque é este: Clientividade – Como oferecer o que o seu cliente quer. A obra, escrita por Cézar Souza, traz conceitos essenciais para o varejo atual e foca em um grande tema: a importância de o cliente ser o foco das estratégias de uma empresa. Para o autor, os varejistas devem “aprender a respirar cliente no dia a dia”.

Com texto leve, bem-humorado, repleto de fatos reais, exemplos do cotidiano e ideias ousadas, o livro mostra como conquistar e fidelizar clientes de forma constante e rentável. Assuntos importante para os supermercadistas, não é mesmo?

6. Gestão de Marketing no Varejo

Dando continuidado às nossas dicas de livros para varejistas, selecionamos um que fala de marketing. Afinal, o marketing tornou-se ferramenta obrigatória para os varejos que não querem ficar para trás.

Assim sendo, no livro Gestão de Marketing no Varejo, escrito por Cláudia Buhamra Abreu Romero, você encontrará dicas, orientações, conceitos, definições e práticas de marketing. Sempre com um enfoque especial na gestão do varejo.

Recomendada tanto para quem já entende do assunto quanto para quem está começando a entender sobre marketing, a obra tem linguagem acessível e direta. Ademais, traz a vantagem de propor soluções imediatas para os negócios, o que pode ser de muito valor para os varejistas.

7. A Bíblia de Vendas

Para finalizar a nossa lista de livros para varejistas, escolhemos um que fala de forma mais direta sobre vendas. E, para isso, nada melhor do que ler A Bíblia de Vendas, de Jeffrey Gitomer.

Considerado por muitas pessoas como o melhor livro de vendas já publicado, ele é uma das obras literárias mais vendidas no mundo há pelo menos 10 anos.

Nele, o autor traz os famosos 10,5 mandamentos de sucesso de vendas e traça, de forma bem-humorada, o melhor caminho para se tornar o melhor vendedor. Com teorias e dicas muito bem explicadas e embasadas sobre o processo de vendas, o livro é essencial para os varejistas que querem saber como vender mais.

Ainda, o autor também traz uma análise profunda sobre os principais fracassos relacionados às vendas e, mais do que isso, os motivos pelos quais aconteceram essas falhas. 

 

Fonte: Gestão de Clientes

FCDL Notícias
  • 34% das redes regionais não investiram em tecnologia

    Continue lendo Clique e leia
  • O compliance digital no contexto das pequenas e médias empresas

    Continue lendo Clique e leia
  • Conheça as 11 formas de pagamento mais usadas atualmente

    Continue lendo Clique e leia
  • Varejo atual precisa estar “próximo, disponível e pronto para o cliente”

    Continue lendo Clique e leia
  • O que vale mais: experiência extraordinária ou experiência sem fricção?

    Continue lendo Clique e leia
  • Um olhar sobre o varejo atual: tudo o que sua empresa precisar saber

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais