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Magazine Luiza começa a vender livros on-line

O Magazine Luiza anunciou ontem que vai entrar no mercado online de venda de
livros físicos, com oferta própria de 240 mil títulos que podem ser retirados nas lojas
da rede de varejo, dentro de um plano da empresa de ampliar o uso de seu
aplicativo.

A companhia, que deve chegar ao final deste ano com mais de 1 mil pontos de
vendas, afirma ter lojas em 329 cidades do Brasil que não têm livrarias. Segundo a
companhia, apenas 10% das cidades do Brasil têm pontos de venda físicos para
compra de livros. “É um mercado em crescimento e vamos aproveitar esta
oportunidade vendendo livros com entrega rápida e frete grátis”, disse, em
comunicado, o diretor executivo de comércio eletrônico do Magazine Luiza, Eduardo
Galanternick. “O objetivo é fazer com que o Magalu se torne referência neste
segmento”, acrescentou.

O lançamento desse serviço fez com que as ações da empresa subissem 2,27%
ontem na bolsa de valores, a B3, em São Paulo, encerrando o pregão cotadas a R$
171.

O anúncio da companhia ocorre em meio a dificuldades de concorrentes tradicionais
no segmento de livros. No ano passado, as redes Saraiva, maior livraria do País, e
Livraria Cultura pediram recuperação judicial.

Questionado sobre isso, Galanternick afirmou que a companhia já estudava entrar
na categoria de livros há algum tempo e que estava esperando “entrar nesse
mercado em algum momento”.

“Há um número muito pequeno de livrarias, que infelizmente está diminuindo. O
varejo tem dificuldade de sustentar frete grátis por livros serem produtos de preço
muito baixo… Nas nossas conversas com as editoras, vimos que há demanda
reprimida para livros, em função da má distribuição”, disse o executivo.

Perguntado se a empresa pretende oferecer em seus canais online venda de livros
digitais, o executivo disse que a estratégia primária do Magazine Luiza na categoria é
atuar na distribuição de livros impressos.

Potencial
A média de leitura do brasileiro é de 2,43 livros por ano, segundo dados da pesquisa
Retratos da Leitura, de 2016, feita pelo instituto Pró Livro. “Tivemos, também, o
cuidado de desenvolver uma embalagem especial para nossos livros, que será de
material reciclável”, afirma o diretor executivo de comércio eletrônico da rede
varejista.

Fonte: Estadão

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