FCDL Notícias

Mais de 80% dos varejistas pretendem usar apps e QR Codes como meios de pagamento

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) estima que mais de 80% dos varejistas
pretendem adotar aplicativos e QR Codes como meios de pagamento nos próximos 12 meses.
A quantidade de pessoas que fazem compras por meio de QR Codes aumentou: em 2018, elas
nem apareciam no ranking, agora já somam 17%. O estudo também mostrou que 27% dos
estabelecimentos ouvidos aceitam pagamentos por meio de apps.

“O QR Code e as moedas virtuais serão utilizadas não só para pagamento. O QR Code do futuro
será integrada com a mídia offline e online, adwords, boletos, código de barra. A vantagem
dessas mudanças são inúmeras, mas a padronização e unificação dessas informações serão
grandes diferenciais juntamente com a segurança via criptografia”, destaca o CEO da Codeby,
Fellipe Guimarães.

Período de adaptação

Ainda sim, o período é de adaptação tanto para o lojista quanto para o consumidor. Para o
Chief Operating Officer da Codeby,Victor Santos, a tecnologia NFC pode substituir os
pagamentos por cartões de bancos. “O pagamento via NFC precisa ser validado por biometria
ou senha para funcionar, quando encostado na máquina leitora, por isso, traz certa segurança
ao consumidor. Mas, de qualquer forma, é um processo de adaptação, ainda existe um esforço
no Brasil para distribuir máquinas que aceitam este meio de pagamento, por exemplo”,
complementa Santos.

De acordo com o estudo da aceleradora Liga Ventures, em 2017, o Brasil registrava 115 jovens
empresas atuando no varejo 4.0. Em 2018, o número aumentou para 180, o que corresponde a
uma alta de 56%. O varejo 4.0 é uma tendência que aos poucos vêm se instalando no mercado
brasileiro.

“Já é possível encontrar lojas autônomas, ou seja, sem funcionário. Você entra, selecione seu
produto, paga e vai embora. O que antes era improvável hoje já é uma possibilidade,
pagamento via NFC, QR Code, lojas sem estoque etc”, ressalta Guimarães.

Fonte: Newtrade

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais