FCDL Notícias

Mercado brasileiro de utensílios domésticos deve crescer 30,8%

Resistindo à crise econômica, o mercado nacional de utensílios domésticos mantém trajetória ascendente. De acordo com dados da consultoria Euromonitor, apenas as vendas de itens para armazenagem e preparo de alimentos, por exemplo, registraram crescimento de 56,6% nos últimos cinco anos, indo de R$ 1,5 bilhão em 2010 para R$ 2,3 bilhões em 2015.

Ainda segundo a Euromonitor, agora a expectativa é que as vendas continuem avançando pelos próximos cinco anos. A previsão da consultoria é que até 2020 o segmento cresça 30,8% com relação ao último ciclo, atingindo uma quantia em torno de R$ 3,1 bilhões.

Outro estudo sobre o setor é o promovido pela consultoria Bain & Company, que revela que os utensílios domésticos, juntamente com os aparelhos eletrônicos, foram os itens mais buscados pelos clientes dos serviços de comércio eletrônico em 2015. Esses itens representaram cerca de 70% das vendas efetivadas através de e-commerce no ano passado.

Com a demanda em alta, as empresas do setor buscam eficácia nas cadeias de distribuição. Dinamismo e capilaridade são essenciais para atender o cliente onde e quando a compra for efetuada. Estes critérios foram essenciais para que uma das grandes do segmento, a Tramontina, firmasse contrato com a operadora logística Panalpina Brasil, que passou a ser responsável pela logística de exportação da empresa para a América do Norte e América Central.

“Iniciamos o negócio com a Tramontina em agosto de 2016 e, desde então, somos os responsáveis por todas as suas exportações para esses mercados, através do transporte marítimo com partida do porto de Rio Grande, Rio Grande do Sul, estado em que a empresa está sediada”, disse a gerente de vendas da Panalpina Brasil em Porto Alegre, Aline Boeira.

A Panalpina é responsável pelos embarques de todas as linhas de produtos do extenso portfólio da marca para esses destinos, que contém mais de 18 mil itens, como equipamentos para jardinagem, ferramentas e móveis, além das tradicionais linhas de cutelaria, de panelas e de utensílios para o lar, que concentram a maior porcentagem das vendas da empresa.

Fonte: Portal MR News

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais