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Metade dos e-shoppers brasileiros nunca fez compras de supermercado online

Em janeiro, a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) previu crescimento de
16% para o e-commerce brasileiro. O varejo alimentar é visto como última barreira para as
compras online. A desconfiança dos consumidores em comprar alimentos pela internet é o
principal obstáculo para os supermercados que atuam na internet.

Uma pesquisa da Tetra Pak mostrou que apenas 0,2% dos alimentos são vendidos pela
internet. Para efeito de comparação, a Coreia do Sul, mercado modelo para venda de
alimentos online, vende 11,3% dos alimentos online.

Consumidores com um pé atrás

Agora, o estudo eCommerce ON, da Kantar, mostra que metade dos e-shoppers –
consumidores que têm o costume de comprar online – nunca usou a internet para abastecer a
geladeira e a dispensa.

A pesquisa revela ainda que 7% da metade que já comprou alimentos online se arrependem e
não fariam novamente por algum tipo de insatisfação.

Motivos para não comprar

O maior receio das pessoas que têm desconfiança com a compra online em supermercados é
relacionada à entrega – 27% apontam este como principal medo para comprar online. Na
sequência aparecem a falta de experiência física de selecionar os produtos (18%) e a falta de
qualidade (15%).

“A entrega é algo bastante conhecido como barreira para o crescimento do canal – seja pelo
custo do frete ou pela demora na entrega. Mas o que chamou nossa atenção foi a barreira
relacionada a selecionar o produto”, afirma Luciana Piedemonte, diretora e líder de commerce
da Kantar Brasil.

“É importante trabalhar esse aspecto trazendo uma experiência que reforce a percepção de
que o shopper está escolhendo os produtos, seja mostrando detalhes e validade de produto
com fotos de qualidade. Além disso, outros pontos de contato como embalagem e organização
da entrega podem ajudar a superar essa percepção negativa”.

Oportunidade de crescimento

Mesmo que o consumidor tenha desconfianças acerca da compra online em supermercados há
muito espaço para crescimento. A pesquisa mostra que 30% dos e-shoppers brasileiros que
nunca compraram alimentos online estão dispostos a começar.

Fonte: Novarejo

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