FCDL Notícias
Ministro da Fazenda diz que inflação ficará na meta este ano
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou em entrevista à emissora “GloboNews” na noite desta quarta-feira (8) que a inflação ficará na meta em 2017. Meirelles fez a afirmação diante do resultado divulgado pelo IBGE para o IPCA de janeiro, de 0,38%, o mais baixo da série histórica.
Com esse resultado, a inflação oficial acumulada em 12 meses recuou para 5,35%, depois de fechar 2016 em 6,29%. A meta de inflação do Banco Central é 4,5%.
Segundo Meirelles, o recuo da inflação é “sinal claro” de que o cenário próximo trará também redução nas taxas de juros. O ministro disse acreditar o BC poderá baixar os juros de forma sustentável e compatível com o atual momento da economia mundial e também com o quadro doméstico.
Na entrevista o ministro também abordou a questão do crescimento e afirmou que, ao fim de 2017, na comparação com o último trimestre de 2016, o PIB terá avançado em torno de 2%. “A população sentirá os efeitos da volta do crescimento”, afirmou ele em alusão à questão do consumo e do desemprego.
Fonte: Portal Valor Econômico