FCDL Notícias
Motivos para ter sua própria marca de produtos no varejo
Você já pensou em ter sua marca própria de produtos para comercializar no seu varejo? Essa é uma tendência que está (MUITO!) em alta, deve permanecer assim no futuro próximo e pode trazer diversas vantagens para o seu negócio, destacando-se da concorrência. Segundo matéria do Estadão publicada em agosto de 2020, “atualmente, a marca própria é vista como uma excelente e importante ferramenta de fidelização“. Além disso, a matéria também nos traz os seguintes dados: Nos anos 2000, apenas 15% dos consumidores acreditavam e confiavam nos produtos de marca própria. Hoje, esse número chega a 80%.
Ainda, de acordo com dados da Kantar, as marcas próprias conquistaram 2,2 milhões de novos consumidores no primeiro semestre de 2020 e já estão presentes em 1 de cada 3 lares brasileiros. Esses dados representam um aumento de 22% em unidades de produtos vendidos – comparando o primeiro semestre de 2019 com o primeiro semestre de 2020.
Dados de crescimento expressivos, não é mesmo? E esse aumento no consumo de produtos de marcas próprias não aconteceu à toa. Ao acompanhar esse texto, você vai entender alguns dos principais motivos que confirmam essa tendência de crescimento.
Mas afinal, o que é uma marca própria?
De acordo com a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO), “Marca Própria é todo serviço ou produto, fabricado, beneficiado, processado, embalado para uma organização que detém o controle e distribuição da marca, a qual pode levar, ou não, o nome desta”.
Como um bom exemplo de marca própria no varejo, podemos citar a Qualitá, uma marca própria e exclusiva do GPA. Hoje, a Qualitá oferece mais de 1300 opções de itens que vão desde alimentícios, passando pelo setor de pet shop, limpeza, linha para bebês, entre outros. O foco da marca é entregar qualidade sem abrir mão da economia e, assim, tem conquistado espaço tanto nas gôndolas dos supermercados GPA quanto nas casas dos clientes.
Quais as vantagens de ter a sua marca própria?
Pois bem, agora você compreendeu um pouco mais sobre o contexto das marcas próprias no varejo. Também, viu que esse é um setor que está em crescimento contínuo e deve permanecer em alta para o futuro próximo. Então, é hora de conhecer um pouco mais sobre as principais vantagens de ter a sua marca própria de produtos. Confira!
- Valor competitivo
As marcas próprias costumam apresentar um ótimo valor competitivo de negócio. De acordo com um estudo da Nielsen feito em 2017, comparando com a média do mercado, as marcas próprias apresentam um preço 13% mais competitivo em 85% das categorias. Assim sendo, são uma ótima alternativa para consumidores que estão em busca de produtos que tragam uma melhor relação de custo-benefício, diminuindo o seu ticket médio de compras, mas sem deixar de adquirir produtos.
- Diferencial exclusivo
A sua marca própria é apenas sua. Ou seja, ela é um fator diferencial que faz com que o seu estabelecimento destaque-se dos demais. É comum que, no início, haja um certo receio da parte dos clientes em experimentar marcas e produtos novos. Porém, se você conseguir chegar a um produto de alta qualidade com um preço atrativo, as vendas dele deverão tornar-se mais naturais com o passar do tempo. Não se esqueça de fazer uma boa divulgação da sua marca própria nas suas redes sociais e nos demais canais de comunicação com o seu cliente.
- Estar presente nos lares = ser mais lembrado = mais fidelização
Ter a sua marca própria significa que você estará mais presente nos lares das pessoas. Isso faz com que, automaticamente, a sua marca passe a ser mais lembrada por elas. Assim, com um trabalho consistente, a sua marca própria pode acabar se tornando, inclusive, um fator de decisão na hora das compras, fazendo com que aquele cliente volte a comprar na sua loja. O resultado disso? Maior fidelização por parte dos consumidores.
- Mais liberdade
Com a sua marca própria no varejo, você tem mais liberdade para… Tudo! Desde a precificação, passando pela escolha de embalagens, cores, medidas, entre outros. Entretanto, é claro, sempre seguindo as normas técnicas exigidas e, também, dados que mostrem, de forma concreta, quais caminhos seguir. Ou seja, em quais produtos investir.
Desenvolvendo a sua marca própria
Há espaço, sim, para empresas menores desenvolverem sua marca própria. Para isso, uma dica é unir-se a associações que já fazem marcas próprias para redes supermercadistas e, assim, ganhar mais força para negociação, volume e poder de compra. Porém, para decidir quais produtos terão uma maior rentabilidade para o seu negócio e não só podem, como devem ser começados a ser fabricados pelo seu varejo, é essencial que você conheça muito bem os seus consumidores.
Fonte: Gestão de clientes