FCDL Notícias

Mudanças nos supermercados: como ser mais competitivo e rentável

O varejo mudou tanto que, segundo Sajal Kohli, Sócio Sênior da McKinsey &
Company, aqueles que forem mais rápidos, ganharão dos seus concorrentes,
inclusive dos grandes players. “Hoje, não é só o consumidor que vai à loja, mas a loja
também vai ao consumidor. Mais do que isso, algumas empresas estão mudando de
‘experiência do cliente’ para o ‘cuidado com ele’”, declara o executivo.

Para afirmar que a experiência do cliente está sendo completamente reinventada,
Kohli citou o exemplo da patente de um carrinho de compras que monitora os
batimentos cardíacos do consumidor registrada pela gigante Walmart. Assim, além
de demonstrar cuidado com consumidor, a empresa colhe dados que poderiam
ajudar a rastrear até o nível de stress das pessoas que estão dentro da loja.

Esta mudança de paradigma acontece de dentro para fora nos supermercados,
assim como em todo o varejo global, tem como uma das causas consumidores que
estão cada vez mais buscando as lojas online, principalmente entre os millennials.
“No futuro, 90% das compras no varejo pelo mundo serão influenciadas pelo
digital”, diz o Sócio Sênior da McKinsey & Company.

Aumento do lucro online
Por outro lado, Sajal Kohl alerta para o grande desafio que existe para o varejo no
ambiente digital: as vendas online não geram o mesmo lucro que as lojas físicas.
Neste cenário, uma das saídas para os supermercados aumentarem o lucro com as
transações oriundas do e-commerce é criar pequenos centros de distribuição nas
grandes cidades. “É importante tirar vantagem da tecnologia porque não há um
modelo padrão que agrade a todos. Hoje, todos nós somos orientados por dados e é
preciso saber lidar com eles”, explica Kohli.

A partir dos dados bem interpretados, o supermercado pode ganhar
competitividade na organização do seu estoque, assim como prever compras, por
exemplo. Outro caminho indicado para as empresas são as parcerias que possam
reduzir custos, como diminuir o estoque. “Seja rápido. O varejo rápido vende muito
e vence o concorrente, até mesmo os grandes”, completou Sajal Kohli.

Fonte: Newtrade

FCDL Notícias
  • Como a digitalização dos meios de pagamento pode impactar no negócio

    Continue lendo Clique e leia
  • Omnichannel: transformando a gestão de estoque

    Continue lendo Clique e leia
  • Caminhos para uma boa reputação: como atender às expectativas do consumidor?

    Continue lendo Clique e leia
  • As oportunidades e desafios do social commerce no Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • 34% das redes regionais não investiram em tecnologia

    Continue lendo Clique e leia
  • O compliance digital no contexto das pequenas e médias empresas

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais