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Natal de 2020 será diferente para o varejo. Como se adaptar?

Não há dúvidas de que o Natal de 2020 será diferente para todos. E isso afeta, e muito, a dinâmica do varejo. É sabido que as festas de final de ano terão menos viagens e aglomerações. Também, como há uma maior preocupação com os gastos, a probabilidade de as ceias serem feitas em casa aumenta.

Entretanto, apesar dessas preocupações extras, o Natal mais “caseiro” deve ter muita decoração natalina e, também, os presentes não ficarão de lado. Ainda, há um maior significado na ceia, afinal, o ano foi atipico para todos e, aqueles que estarão ao redor da mesa, entendem todo esse significado.

Neste cenário, cabe aos varejistas compreender e ressignificar o Natal e demais festas de final de ano. É hora de adaptar-se às novas demandas e, é claro, surpreender os clientes, ajudando-os a garantir um Natal de 2020 memorável, mesmo em meio a tantas incertezas. E é para te ajudar estar presente e a fazer diferença na vida do seu cliente neste momento que nós preparamos este material. Acompanhe!

O que podemos esperar do Natal de 2020 para o varejo alimentar?

1. Alta no consumo de bebidas e carnes – principalmente aves

Para o Natal de 2020, os dois setores que devem apresentar alto crescimento são os de bebidas e o de carne, principalmente aves.

De acordo com o site Consumidor Moderno, o consumo de álcool cresceu desde o início do isolamento, com destaque para o vinho, que atingiu máxima histórica no segundo trimestre do ano. Também, o portal Mercado e Consumo mostra que a venda online de bebidas alcoólicas cresceu 93,9% durante a pandemia.

E, durante o Natal de 2020, as bebidas deverão continuar sendo um dos destaques para o varejo alimentar. Assim, é importante que o seu supermercado conheça muito bem os seus consumidores e saiba quais são as bebidas mais apreciadas por eles. Dessa forma, será possível ter um grande aumento de vendas no setor.

Porém, além das bebidas, também citamos que o consumo de aves deve aumentar neste período. Enquanto nos últimos anos estava sendo observado uma alta no consumo de carnes suínas, esse ano o destaque é para as aves, que apresentam uma produção alta e preço atrativo.

2. Compras antecipadas para o Natal de 2020

É possível que haja uma grande movimentação antecipada das compras para o Natal de 2020.

Inclusive, dependendo das ofertas que o seu supermercado ofereceu na Black Friday, é possível que alguns dos consumidores já tenham comprado alguns itens que não estragam até o Natal – como é o caso de certas bebidas, temperos, azeites, conservas, entre outros. E, caso eles tenham gostado do que viram, provavelmente irão fazer as compras de Natal na sua loja.

Mas não são só eles que irão até o seu supermercado e anteciparão as compras para o Natal de 2020. Sabendo dessa tendência, é muito importante que você prepare o seu estoque e a sua loja para atender às demandas do shopper. Como?

Buscando boas parcerias na indústria e com seus fornecedores;

Sabendo muito bem quem são os seus clientes e o que eles buscam no seu varejo, garantindo que esses itens não estejam em falta durante o período que antecede o Natal.

Preparando a sua equipe para uma possível alta na demanda, garantindo que todos estejam preparados para atender o público da melhor forma possível durante todo o mês de dezembro.

3. Vendas online/remotas em crescimento

Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apontou aquilo que nós já sabíamos apenas por meio da observação: os brasileiros passaram a comprar mais online e esse novo hábito deve se manter daqui para frente.

Assim sendo, conhecer os principais canais de venda disponíveis e estar presente em um – ou mais, – é essencial para o seu varejo não ficar para trás. Ademais, esse período pode ser ótimo para divulgar a sua presença nesses canais de venda alternativos e atrair ainda mais clientes para o seu varejo.

Quais os desafios que os varejistas vão enfrentar durante o Natal de 2020 – e como driblá-los?

Conhecendo muito bem o seu cliente

O primeiro passo para que o Natal de 2020 seja bom para o seu varejo é você conhecer muito bem o seu consumidor. E, para isso, é essencial deixar de lado os achismos e passar a conhecer e a compreender, por meio de dados, o comportamento do seu shopper.

Neste cenário, contar com uma ferramenta completa, que te ajude a entregar a oferta certa, para o cliente certo, na hora certa, pelo melhor canal pode fazer toda a diferença para o seu varejo.

Esse cuidado fará com que o seu cliente sinta-se importante e especial para a sua marca. Além disso, as chances de você fazer campanhas de marketing assertivas, que tragam alto retorno sobre o investimento, são muito maiores.

Ademais, tendo uma ferramenta como o CBM (Consumer Behavior Management, traduzido como “Gestão de Comportamento do Consumidor”) da Mercafacil, além de você criar o seu próprio clube de descontos, você tem chances de:

Aumentar em 30% a retenção dos seus clientes;

Identificar até 95% dos seus clientes;

Garantir um ticket médio até 150% maior dos seus clientes fidelizados.

Ou seja: passando a conhecer melhor os seus clientes, tanto o seu varejo quanto os seus consumidores saem ganhando.

Utilizando a tecnologia e suas ferramentas a favor do varejo

Acima, citamos o CBM como uma forma de enfrentar os desafios que o Natal de 2020 traz para o varejo. Porém, além desta ferramenta, não hesite em aproveitar demais facilidades que a tecnologia e a inovação oferecem para o seu negócio.

Saiba que os consumidores estão preparados para a tecnologia. Cabe a você, como varejista, conhecê-la e utilizá-la da melhor forma possível para o seu negócio.

Pense que a tecnologia serve para aproximar o seu relacionamento com o seu cliente sem que seja necessária a aproximação física. Também, ela facilita o controle e a gestão do seu varejo e, ainda, pode ser uma grande aliada na hora de oferecer diferentes formas de pagamento ao seu cliente.

Ou seja, a tecnologia é uma grande aliada para o presente e para o futuro do seu negócio. Além disso, a busca por soluções tecnológicas deve estar presente na cultura do seu varejo.

Fazendo campanhas assertivas – tanto aquelas que envolvem descontos, quanto aquelas de relacionamento

Outra maneira muito importante de aproveitar ao máximo o Natal de 2020 no seu negócio é criar campanhas assertivas, pelos canais ideais, que vão de encontro com aquilo que o seu cliente espera da sua loja. Você pode – e deve! – utilizar:

Desde os meios de comunicação pessoais, como e-mail, WhatsApp, Push e SMS;

Até os “gerais”, como redes sociais, site, canais mídia tradicional, encartes, para divulgar suas campanhas.

Como o Natal de 2020 será comemorado em casa por muitas pessoas, que tal desenvolver um material especial, com receitas, dicas de decoração e de presentes para o seu cliente?

Ademais, vale ressaltar que este tópico traz aquilo que citamos nos anteriores: a importância de conhecer os seus clientes e de utilizar a tecnologia a seu favor.

Assim, unindo esses dois pontos, você terá maior conhecimento e capacidade para realizar ações de Natal que tragam os resultados esperados para o seu varejo.

Por fim, se você está em busca de criar o seu próprio clube de descontos, aumentar o seu faturamento e fazer uma gestão de clientes eficiente, com foco em resultado, você está no lugar certo.

 

Fonte: Gestão de clientes

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