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Natura tenta retomar crescimento com lojas físicas e e-commerce

Com a inauguração de sua segunda loja física na semana passada, a Natura dá continuidade ao movimento de diversificar seus canais de venda para tentar se reaproximar das consumidoras. A empresa, a maior fabricante de cosméticos do Brasil, tem registrado queda no lucro líquido anual desde 2013. Entre janeiro e março deste ano, a companhia teve prejuízo líquido de R$ 69,1 milhões, o primeiro resultado negativo desde que a empresa abriu capital, em 2004.

No segundo trimestre, a marca voltou a obter resultado positivo, de R$ 90,9 milhões, mas ainda 22% abaixo do registrado em igual período do ano passado. Com várias iniciativas no sentido de modernizar a marca, a Natura tenta encontrar um caminho para retomar o crescimento no país.

Segundo João Paulo Ferreira, vice-presidente comercial da Natura, as vendas na primeira loja física, no Shopping Morumbi, em São Paulo, estão superando as expectativas, e a companhia segue otimista quanto à abertura do segundo ponto de vendas, também em São Paulo. Um dos objetivos das lojas físicas é chamar a atenção das mulheres urbanas entre 20 e 45 anos, público que havia se distanciado da marca.

O resultado, segundo indicam as pesquisas da companhia, é que muitas vezes os compradores das lojas físicas acabam adquirindo produtos com consultoras em outras ocasiões. De acordo com o vice-presidente comercial, esse é, inclusive, um dos objetivos das lojas físicas. “Os novos canais de venda têm um papel importante para que a marca esteja presente em momentos de compra diferentes e para compradores diferentes, mas eles todos se completam, e nós realmente acreditamos que todos eles jogam a favor da venda direta”.

Até o fim do ano, a Natura espera ter cinco lojas físicas operando – segundo Ferreira, todas em São Paulo. “Isso sempre depende de alguma negociação comercial, mas devemos terminar o ano com cerca de cinco lojas”, diz.

No rol dos novos canais de venda, está também o e-commerce da marca e as vendas em farmácia da linha SOU. No comércio eletrônico, as vendas cresceram na casa dos dois dígitos no segundo trimestre de 2016, alcançando a marca de 950 mil

consumidores cadastrados. Segundo Ferreira, o crescimento no segmento online é “aceleradíssimo”, e a expectativa é que as vendas continuem aumentando.

Fonte: Portal Varejista

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