FCDL Notícias
Nova análise de crédito permite a varejistas superarem a barreira do alto endividamento dos cartões crédito
Em meio ao ritmo acelerado do crescimento dos meios eletrônicos de pagamento parece ainda mais aceitável a velha constatação de que o fim do carnê é apenas uma questão de tempo. Apesar disso, uma conjunção de fatores parece estar dando um novo fôlego a este tradicional aliado do consumidor. Se por um lado os níveis elevados de inadimplência e endividamento estão reduzindo as possibilidades de uso dos cartões, por outro a inteligência artificial está ajudando a aprimorar o nível das análises de crédito. Isto somado à maior liquidez do mercado apontam o carnê como alternativa segura de estimular às vendas por parte dos Varejistas.
Prova do impacto da inteligência artificial na concessão de crédito é a solução Neurolake, desenvolvida pela Neurotech, empresa de negócios com uso de Inteligência Artificial, conseguir impactos que aumentam as margens dos clientes varejistas em até 20%.
O diretor da Neurotech, Breno Costa, explica que muitos varejistas têm procurado a empresa relatando a intenção de atender uma grande massa de consumidores aflitos entre o desejo de comprar ou fazer um serviço parcelado, sem a possibilidade de fazer isto porque seus cartões estão comprometidos com muitas parcelas meses à frente ainda.
“A inovação tecnológica na gestão de crédito proporcionou maior segurança e prevenção de inadimplência, viabilizando a inclusão do sistema de carnê como meio de pagamento alternativo a este cenário e possibilitando estender as vendas justamente para estes tipos de casos”, diz.
Costa comenta que o Neurolake é um sistema que já é adotado por grandes instituições financeiras e redes varejistas nacionais. Ele usa a Inteligência Artificial com emprego de milhares de robôs que coletam cerca de 300 milhões de informações todos os meses e permite novas possibilidades de acesso e de uso da informação. Essa captação ininterrupta permite à solução permanecer em constante expansão. “Recentemente iniciamos as operações com uma segunda versão mais robusta e completa que a inicial e o planejamento é que ela continue evoluindo em múltiplos upgrades”, afirma.
Certo é que a arena competitiva do mercado de crédito está efervescente e a tecnologia será um aliado para diferenciação.
Fonte: Revista Varejo Brasil