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Nove atitudes que ajudarão a alavancar sua empresa
Fique atento para não cair num ciclo vicioso no qual você se acomoda e não consegue fazer sua empresa crescer. Para isso, é preciso se questionar o tempo todo, aprender com os erros e corrigir atitudes rapidamente. Veja a seguir algumas dicas de Fábio Yamamoto, sócio da Tiex, consultoria em gestão:
1. Pense grande
É preciso ter metas agressivas para fazer seu negócio prosperar
2. Não estabeleça metas impossíveis
As metas precisam ser agressivas, mas realistas. Muitas empresas “perdem o gás” por estabelecer metas inatingíveis
3. Motive seus colaboradores
Manter seus colaboradores motivados é fundamental para o sucesso do seu negócio. Equipe desmotiva produz menos, consequentemente, gera prejuízos
4. Uma hora vai
Resiliência, perseverança e persistência. Os desafios serão inúmeros, e sem capacidade de enfrentar as adversidades que surgirão ao empreender, dificilmente a empresa terá sucesso. “É preciso estar preparado para enfrentar as piores tempestades para aproveitar a bonança”, diz Yamamoto
5.Cliente é a razão de tudo
Não se trata aqui da velha máxima “o cliente sempre tem a razão”. Mas sim de cativar e fidelizar seu cliente por meio da excelência no produto ou serviço. É preciso entender que, muitas vezes, a relação cliente-fornecedor vai além do aspecto puramente comercial, pois envolve muitas vezes parceria e identificação
6. Se Incomode, não se acomode
“O rimeiro passo para o fracasso é achar que conquistou tudo, é ter a sensação de ter atingido o Olimpo”, diz o especialista. O ideal é acreditar que sempre é possível ir além e melhorar
7. Dividir para conquistar
O tempo é o maior limitador para o crescimento. Uma forma de “multilplicar” o tempo é preparar mais colaboradores com os quais se possa compartilhar tarefas, responsabilidades e, claro, resultados
8. Pense de forma perene
“Pensar de forma perene não significa que a empresa vai existir por toda eternidade. Visão de longo prazo é extremamente importante para que as decisões não sejam baseadas única e exclusivamente visando resultados imediatos”, acredita Yamamoto. Avaliar o impacto que as ações presentes terão sobre o futuro da empresa podem fazer a diferença
9. Planejamento e mais Planejamento
Planejar, planejar, planejar. Embora não seja garantir de sucesso, ajuda a se preparar. “Mesmo os empreendedores que dizem ter construído seus negócios baseados em feeling planejam, ainda que de forma intuitiva”, diz o consultor da Tiex. Para colocar todas essas atitudes em prática, é necessário planejar. “Planejar para estabelecer metas, planejar para saber como motivar seus colaboradores, planejar para definir estratégias. Planejamento tem que ser feito de forma criteriosa e deve ter utilidade, não ser feito apenas porque consta nos manuais de administração”, conclui.
Fonte: Portal SM