FCDL Notícias

Novidade da Amazon pode ser um Cavalo de Troia para os negócios

O diretor financeiro (CFO) da Amazon, Brian Oslavsky, anunciou na última quinta-
feira (25) que a empresa vem trabalhando para, em breve, oferecer prazo de um dia
para entregas de produtos a todos os membros do Amazon Prime. Atualmente, o
padrão é de dois dias após a compra para esses clientes, que pagam uma assinatura.
A entrega em um dia é diferente da opção atual de “same day”, de entrega no
mesmo dia e “one-day”, em um dia. No formato já em curso, é necessário comprar
mais de US$ 35 em produtos pela Amazon para obter essas duas entregas sem pagar
a mais por isso.

Empolgante para os clientes e preocupante para a concorrência, a novidade pode se
mostrar um cavalo de Tróia do ponto de vista de um aliado importante da varejista
online: a rede de logística formada por empresas terceirizadas. No limite, a própria
Amazon pode ser a maior prejudicada – ou financeiramente ou pela impossibilidade
de cumprir com o que prometeu.

Cavalo de Troia
A referência ao cavalo de madeira construído pelos gregos como uma armadilha na
Guerra de Troia apareceu em um relatório assinado pelo analista Brian Nowak, do
Morgan Stanley. Ele acredita que criar uma rede de terceirizadas fiel para otimizar
entregas é uma das prioridades da empresa de Jeff Bezos no futuro – mas que a
pressão da entrega quase imediata pode inviabilizar esses planos.

No curto prazo, a notícia é positiva, na visão dos analistas. “Esperamos que a
Amazon invista em opções de entrega mais rápida e gestão de estoque e alavanque
sua rede de mais de 850 armazéns de distribuição”, diz o relatório.

Mas existem muito poucos players no setor logístico capazes de operar o modelo de
entrega em 24 horas – principalmente a custos bons para a Amazon. “Por isso,
acreditamos que os custos para implementar esse modelo serão significativos”,
apontam os analistas.

“Na nossa visão, ter estoque amplo e próximo do consumidor será crítico para
construir o modelo de entrega em um dia”, complementam, ao aumentar suas
perspectivas de gastos com entregas de US$ 2,3 para US$ 4,7 bilhões em 2019 (a
Amazon em si aumentou a expectativa para esses gastos em apenas US$ 800
milhões).

Fonte: InfoMoney

FCDL Notícias
  • Quatro dicas para usar a loja física como vantagem estratégica na era digital

    Continue lendo Clique e leia
  • Walmart está testando modelo de entrega por assinatura

    Continue lendo Clique e leia
  • Natura e Google se unem para testes de cosméticos na nuvem

    Continue lendo Clique e leia
  • Sistema de consórcio cresce 17% até abril

    Continue lendo Clique e leia
  • Robôs passam a ser diferenciais para atendimento de supermercados

    Continue lendo Clique e leia
  • Estudo revela como inovar e conquistar consumidores exigentes

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais