FCDL Notícias

O cliente pode desistir da compra pela desorganização da loja

Quando o consumidor toma a decisão de desistir da compra? Você sabe quais são os
motivos que causam essa perda de interesse em adquirir um produto, que chamou a
atenção dele pela primeira vez?

Muitas lojas perdem seus consumidores por questões simples de organização,
principalmente quando deixam a desejar na limpeza e distribuição dos seus
produtos. Sendo assim, preparamos este artigo com as principais razões que podem
causar desistências em um comércio. Quer saber mais? Continue a leitura e organize
sua loja para proporcionar a melhor experiência possível para os clientes!

Lugares mal sinalizados

As seções do estabelecimento direcionam o consumidor para os produtos certos?
Elas seguem uma lógica de trajeto, buscando influenciar a sua visita para direcionar
o seu percurso até os caixas? O ambiente tem luz suficiente para iluminar os
corredores?

Entender como está a sinalização da loja pode ser um ponto essencial na hora de
conquistar o cliente. Sendo assim, mantenha uma atenção especial nessa questão. A
dica é sempre deixar o cliente localizado e com uma linha de trajeto dentro do
estabelecimento, que direcione a sua visita até os caixas.

Produtos desorganizados na prateleira

Como é a disposição dos artigos em sua loja? Deixá-los jogados, sem uma boa
ordem, é sinônimo de despreocupação do comércio e pode afastar os compradores.
É interessante estudar estratégias de cores, tamanhos e preços para fazer com que a
organização do ambiente chame a atenção e agrade o cliente.

Dependendo do estabelecimento, também é necessário manter o cuidado
redobrado com os vencimentos dos produtos expostos na prateleira. Além de
prejudicar a compra, a venda de mercadorias fora do prazo de validade pode causar
problemas judiciais com a empresa.

Ambientes mal planejados que atrasam as compras

Qual é o percurso do cliente dentro da sua loja? Quais são os primeiros corredores
expostos? A disposição dos produtos precisa ser atrativa e captar a atenção do
consumidor, direcionando-o para os artigos do seu interesse, ao mesmo tempo que
influencia a compra de diferentes itens.

Analisar o comportamento do consumidor dentro do seu ambiente de compra é
uma ótima maneira de estudar qual é a melhor possibilidade de organizar os seus
produtos. Além de proporcionar uma melhor experiência para o cliente, o
estabelecimento pode acelerar a sua compra, oferecendo uma solução mais prática
e otimizada nesse processo.

Produtos sem os preços corretos

Artigos sem preços ou com valores incorretos causam confusão nos clientes e nos
profissionais responsáveis por cobrar a venda. Essas experiências de diferença nos
preços prejudicam a imagem da loja e fazem com que novos consumidores desistam
de comprar devido à desorganização da precificação.

Por isso, é essencial conferir com frequência a organização e atualização dos preços
nos produtos e garantir que os clientes tenham todas essas informações acessíveis
no momento da compra, evitando mal-entendidos futuros.

O cuidado para oferecer a melhor experiência dentro do seu estabelecimento é um
dos processos mais eficientes para o sucesso do seu negócio. Portanto, não deixe de
trabalhar para evitar descuidos que levem o seu cliente a desistir da compra,
elevando os benefícios ao promover uma boa experiência na sua loja.

Fonte: Varejo ESPM

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais