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“O DNA de uma empresa deve corresponder ao DNA das pessoas”

Cleber Pizzato - FCDL Entrevista

Especialista em marketing e proprietário da Átika Usina Criativa, o empresário Cleber Acauan Pizzato fala nesta entrevista sobre a importância da correta gestão de marca para o varejo e como é fundamental trabalhar adequadamente com este ativo do seu negócio. Ele ainda desmistifica o branding, que é a gestão da marca, essencial para transmitir os valores, conceitos e ideias ao consumidor.

“A Átika nasceu há seis anos, quando comecei a investir mais profundamente no tema de branding. Era sócio de uma empresa de Consultoria em Gestão e percebi a necessidade de fazer algo diferenciado, que as agências de propaganda não supriam”, lembra o especialista. Foi daí que Pizzato começou a trabalhar preocupado com a identidade das empresas de seus clientes, em conjunto com outros prestadores de serviços ligados ao tema.

“Hoje acredito que o DNA de uma empresa deva corresponder ao DNA das pessoas que trabalham contendo sua essência”. Confira mais sobre o que pensa o empresário a respeito do assunto e entenda como isto é importante para o varejo.

FCDL/SC – Muitas pessoas ainda confundem branding com design ou logomarca e não como processo estratégico. Qual a importância do branding para o varejo?

Cleber Pizzato – Primeiro temos que entender o que é marca, que é muito mais que uma identidade visual. Engloba todos os aspectos físicos e imaginários da empresa, indo do nome até o produto final. Por isso a marca precisa conversar com as pessoas e uma das maneiras de construir essa ligação é conferir personalidade baseada em conceitos e diferenciais, criando diálogo com as pessoas. Assim elas se identificam e se conectam com a marca. Tomando a tradução literal do termo, branding significa construção de marca, mas pode ser traduzido como a gestão da mesma.

FCDL/SC – A Átika criou o método da Tríade de Marca. O que é e como funciona?

Cleber Pizzato – Todo projeto de branding começa com um bom posicionamento de marca. Para isso criamos o método da Tríade, que busca relacionar informações obtidas em três âmbitos diferentes: o DNA empresarial, o mercado e o público. Na correlação das informações surge o conceito e o posicionamento. Podemos sintetizar as ações nos três âmbitos da seguinte forma: DNA Empresarial, em que buscamos entender o que a empresa é e valorizar e realçar os pontos positivos existentes, o Mercado, em que buscamos a brecha no mercado e apontamos o melhor caminho para diferenciação, e o Público, em que traçamos o perfil de comportamento e as preferências do consumidor almejado. Desta forma sabemos exatamente com quem estamos falando e como atingir em cheio as expectativas do cliente final.

FCDL/SC – Qual o peso de uma marca posicionada adequadamente e quais erros são mais cometidos em relação ao branding?

Cleber Pizzato – Uma marca bem posicionada consegue ter destaque no mercado, trazendo melhores experiências e criando uma conexão com o público. É a marca que faz o elo entre a empresa e o consumidor, portanto todas as experiências – positivas ou negativas – ficarão gravadas na lembrança dos clientes. Cabe salientar que identidade e marca não podem ser entendidos em separado, já que esta última deve ser percebida como um sistema composto por nome, desenho e a maneira como atendemos nossos clientes. Já o maior erro é quando o varejista tenta seguir a mesma linha da concorrência, descaracterizando seu produto e sua marca.

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