FCDL Notícias

O empreendedorismo no segmento de móveis planejados

O nicho de fabricação de móveis planejados tornou-se terreno fértil para empreendedores iniciantes devido as suas poucas barreiras de entrada e seu baixo capital de investimento inicial. Entenda porque essa é uma boa oportunidade para aplicar o empreendedorismo e sair da crise.

O mercado de móveis planejados começou a ganhar proporções significativas nos últimos meses devido a sua possibilidade de designs praticamente ilimitados, em combinação com preços mais baixos. Além disso, os investimentos ocorridos em infraestrutura para sediar eventos esportivos internacionais como a Copa do Mundo e as Olímpiadas, acabaram por aquecer o mercado imobiliário.

Uma fórmula perfeita está sendo solidificada gradativamente e um novo nicho repleto de oportunidades para empreendedores está se formando. A cada prédio, apartamento e casa construído, uma nova necessidade de mobiliar é iniciada, porém, dessa vez, os consumidores não estão indo as grandes lojas de casa e construção para comprar os móveis de suas novas residências, eles estão optando por investir seu tempo e dinheiro na contratação de serviços (empresariais ou autônomos) de fabricação de móveis planejados sob encomenda.

As barreiras de entrada são muito pequenas em relação a outros negócios, tornando o mercado de fabricação de móveis planejados uma possível oportunidade para superar a crise econômica que o país vivencia. O investimento necessário para estar apto a iniciar o recebimento de pedidos é muito baixo, consistindo basicamente na compra de materiais e ferramentas, porém, se você não tiver conhecimentos elementares de marcenaria e carpintaria será necessário realizar uma capacitação técnica para aprender como fazer móveis planejados corretamente.

Essa preparação técnica vai exigir muita disposição e disciplina, mas é possível que dentro de trinta dias de preparação, você já consiga ter a habilidade técnica necessária para aceitar projetos de pequenas proporções. Conforme for se aprimorando, poderá aceitar projetos de móveis planejados mais elaborados, podendo chegar a fechar pacotes de exclusividade mobiliária para determinada residência, ou seja, seu serviço pode ser contratado para ser responsável por mobiliar todos os cômodos de uma casa ou ainda, todos os apartamentos construídos por determinada empreiteira.

De acordo com o Sebrae, esse nicho de mercado está crescendo a passos largos e o processo de desdobramento já se iniciou, muitos consumidores estão solicitando serviços de construção de móveis planejados para pets, academias estão contratando serviços para fabricação de peças sob medida para treinos de pilates, entre outros.

Atualmente, esse empreendimento é um terreno fértil para novos empreendedores, ele possui uma composição perfeita de fatores e a tendência é que esse serviço seja cada mais requisitado, exigindo mais competência e diferenciais. Você pode iniciar realizando um investimento básico em ferramentas e materiais, porém, um fator que será determinante no seu crescimento é o conhecimento técnico que você já tem a sua disposição.

A curva de aprendizagem para iniciar os seus primeiros pedidos é relativamente curta e possível de ser finalizada dentro dos primeiros trinta dias, mas, é importante ter em mente que o crescimento empresarial e aquisição de novos clientes só ocorrerá quando o seu nível técnico subir a um ponto que permita aceitar pedidos maiores e mais complexos.

A possibilidade de assinar contratos de exclusividade pode ser um fator extremamente motivador, garantindo uma injeção de capital sustentável no seu empreendimento, diminuindo a incerteza e possibilitando a expansão e contratação de funcionários. Inicialmente você não precisa de uma marcenaria ou uma fábrica, mas, para levar o seu negócio para um novo nível, esse passo será necessário, assim como, realizar a contratação de marceneiros.

O ideal é que você sempre repasse a sua missão, visão e valores para os novos colaboradores, de forma a garantir que a mensagem seja transmitida de forma clara e objetiva, fazendo com que os serviços prestados por eles possuam grande qualidade.

Afinal de contas, agora eles representam você. Portanto, esses são os fatores que tornam essa oportunidade de negócio tão interessante para pessoas que realmente possuem amor ao empreendedorismo, mesmo dispondo de pouco capital monetário para investimento.

Fonte: Portal Administradores

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais