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O Omnichannel e a revolução do varejo

A experiência do consumidor tem se tornado cada vez mais prioridade
para as empresas principalmente para as do setor varejista. Ser apenas
um meio de compra e venda já não é mais o suficiente para ganhar o
público.

Em meio a concorrência afiada é preciso se destacar. Nesse panorama, os
modelos de negócio Omnichannel têm sido uma estratégia fundamental
no processo.

O sistema permite que a empresa integre todos seus canais de
atendimento, oferecendo uma experiência diferenciada aos clientes. O
Omnichannel é mais que o futuro do varejo, é uma necessidade. Por
exemplo, nesse sistema um produto pode ser visto no e-commerce, mas o
consumidor pode adquiri-lo em uma loja física caso queira vê-lo
pessoalmente. Da mesma forma, ele pode encontrar o mesmo produto na
loja, experimentar, gostar e buscar pelas melhores condições de
pagamento no ambiente virtual.

Esse dinamismo na hora de comprar é o que o varejo tem buscado cada
dia mais. Além disso, na Omnicanalidade há uma expansão dos canais de
compra: redes sociais, aplicativos para celulares, sites, lojas físicas,
televisão, rádio e diversas outras opções são entregues ao consumidor.
Uma pesquisa realizada pela Capgemini, uma das líderes globais de serviço
e consultoria, tecnologia e terceirização, mostrou que 46% das varejistas
acreditam que a tecnologia digital irá alterar as formas de fazer negócio,
mas apenas 36% delas estão munidas de estratégias para realizar
mudanças em seus serviços. Ainda há muito trabalho a fazer.

Vantagens de ser um varejo Omnichannel:

1. Aumento nas vendas

Um estudo feito pela Accenture, multinacional de consultoria de gestão,
revelou que consumidores que têm acesso a múltiplos canais de compra
gastam cerca de 37% a mais do que empresas de canais únicos.

2. Estratégias de vendas para públicos segmentados

Cada cliente é único. O mundo digital permite reconhecer suas próprias
necessidades, assim é possível traçar estratégias detalhadas, objetivas e
personalizadas. Com isso a empresa consegue entregar ao consumidor as
soluções que eles desejam, no tempo lugar certo.

3. Mapeamento das vendas

A integração entre os canais permite que as tendências de vendas sejam
mapeadas e monitoradas para que o empreendedor consiga identificar
comportamentos e tomar decisões mais certeiras para o negócio.

4. Atendimento personalizado

O modelo facilita o armazenamento e rastreio de interações com os
clientes, o que pode ser uma grande vantagem na hora de oferecer um
atendimento personalizado. O histórico coletado possibilita que o
atendente saiba com que tipo de consumidor está lidando.

A segunda vantagem do rastreio é o fato de conseguir fazer ofertas
personalizadas, com base nas últimas compras, gostos e dados de
navegação do cliente.

Fonte: Portal No Varejo

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