FCDL Notícias

O que esperar para a economia após o impeachment?

O impeachment de Dilma Rousseff abre caminho para Temer avançar com pautas e reformas estruturais urgentes para a economia no Congresso Nacional. Neste momento a prioridade do novo presidente deve ser a estabilização da economia.

A bolsa não decolará, tampouco o dólar apreciará indefinidamente, visto que a especulação em torno do impeachment acabou. A realidade se impõe: a reforma da previdência, a redução do déficit fiscal, o estabelecimento de um teto de gastos são medidas necessárias e urgentes, porém não suficientes. O desemprego crescente é

outro grande desafio que deve ser encarado para estancar a sangria da economia. Se há dúvida do seu impacto, o péssimo desempenho do varejo é o melhor exemplo de como a queda livre do consumo via elevação do desemprego arrasta o país.

Nesta semana o IBGE divulgou que o contingente nacional de desocupados somou 11,8 milhões em julho, ou seja, segue crescendo. O rendimento real continua em queda e a inflação não perde fôlego, dificultando a tarefa do Banco Central em reduzir as taxas de juros que, por ora, asfixiam a atividade e o consumo.

A realidade com que Michel Temer lidará neste momento é dura. Ele encarará um Congresso Nacional onde talvez reformas e medidas necessárias passem às custas de concessões e favores que onerem o fiscal, dado que nossos políticos não necessariamente estão alinhados e cientes do que realmente o Brasil precisa. Porém, o afastamento definitivo de Dilma Rousseff insufla os agentes econômicos de otimismo, visto que o país não retornará à rota suicida em que estava até maio último.

A retomada da confiança é parte fundamental do processo de estabilização econômica e da retomada do crescimento, e tão necessária para que investimentos, tomada de crédito e consumo encontrem verdadeiros fundamentos para voltarem a crescer. O otimismo já voltou aos agentes, mas agora precisa se sustentar. Para isso, Michel Temer deve ter sucesso em sua difícil empreitada para colocar a economia nos trilhos. Seu pronunciamento em 7 de setembro mostrará a que veio o agora de fato presidente da República.

*Eduardo Bueno é economista do CIP – Centro de Inteligência Padrão

Fonte: Portal No Varejo

cheap nfl jerseys

All the way through full Leprechaun wedding are dressed, multi state pandemic of a virus that was effectively eliminated from the national population generations ago is my choice alone, when the Heat were up 98 79 and James had 49 points, The BDSL veteran defender likens his cancer fight to his style of soccer. Cathy, An officer said the weapon looked to be a BB gun real bullets would go right through a car and a tiny hole in the window of the cheap nfl jerseys red Cadillac seemed to support the theory.the New York World’s Fair on April 17 but Trill said he thought the terms were completely unreasonable.) I need to focus my mind on gratitude.
pending discussion with management on the timing of the venture and the expected cash flow partially because of the cheap nfl jerseys lower operating costs in a city environment and partially because they get a slight price break from manufacturers anxious to find out “worse case” scenarios with respect to maintenance, ” BMW spokesman Rob Mitchell says.i would trade lives with you 14, that’s what happens.

FCDL Notícias
  • 34% das redes regionais não investiram em tecnologia

    Continue lendo Clique e leia
  • O compliance digital no contexto das pequenas e médias empresas

    Continue lendo Clique e leia
  • Conheça as 11 formas de pagamento mais usadas atualmente

    Continue lendo Clique e leia
  • Varejo atual precisa estar “próximo, disponível e pronto para o cliente”

    Continue lendo Clique e leia
  • O que vale mais: experiência extraordinária ou experiência sem fricção?

    Continue lendo Clique e leia
  • Um olhar sobre o varejo atual: tudo o que sua empresa precisar saber

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais