FCDL Notícias

O que o mundo do foodservice tem a ensinar ao varejo

De 18 a 21 de maio de 2019 será realizada a 100ª edição da NRA Show, em Chicago.
Esse é o evento mais importante para o mercado de foodservice e que interessa aos
atores diretos da cadeia de foodservice e a todos os varejistas que hoje investem no
conceito blended foodservice, o qual ganha mais força dia a dia.

O blended foodservice é definido por operações de foodservice integradas a outros
modelos de negócios. Supermercados investem pesadamente em refeições prontas
em buffet, rotisserie e até pedidos para serem preparados na hora, “roubando”
consumidores dos restaurantes, lojas de vestuário, calçados, farmácias e móveis,
que adicionam operações de alimentos e bebidas em diferentes formatos para
amplificar seu relacionamento e hospitalidade junto aos clientes. Essa integração
cria um ambiente virtuoso, mas exige das duas partes atualização, compreensão e
comprometimento.

Do ponto de vista de inovação em alimentos, a NRA Show apresentará mais de 100
lançamentos de produtos e a Cannabis está no centro de duas grandes tendências:
adicionada a bebidas ou aplicada como ingrediente na composição de receitas para
criar sabores únicos. A terceira grande onda é em relação ao desperdício zero com
um compromisso intenso dos chefs sobre o aproveitamento integral dos alimentos,
além disso, redes supermercadistas, como a gigante Kroger assumem publicamente
esse desafio e desenvolvem ações nessa direção.

Segundo estudo realizado pela NRA, os consumidores apresentam um olhar eco-
friendly e se mostram interessados em produtos baseados em plantas, sabores
globais, saudáveis, produção hyper local (mais próximo possível do ponto de venda),
com transparência e rastreabilidade. Todas essas tendências serão consolidadas na
apresentação dos mais de 2.300 expositores que participam do evento e
complementadas pelas sessões de educação que ocorrem em paralelo à feira.

Se você quiser antecipar seus experimentos para evoluir seu menu desde já, anote
aí o que estará em alta:

– Sabores globais nas refeições infantis
– Ervas incomuns (por exemplo: cerefólio, lovage, erva-cidreira, papalo)
– Desperdício zero (alta gastronomia com aproveitamento integral dos alimentos)
– Culinária / sabores do norte da África (fuul, tajines, etc.)
– Condimentos caseiros / condimentos especiais
– Pratos de café da manhã com inspiração global
– Grãos / sementes ricos em proteínas (por exemplo, cânhamo, chia, quinoa, linho)
– Novos cortes de carne
– Sorvete laminado à tailandesa
– Gazoz (spritzer não alcoólico de Israel)

Além dos alimentos, a feira propicia acesso à equipamentos de altíssima
performance, tecnologia, automação de processos, melhores práticas em segurança
alimentar, softwares para gestão e tudo o que pode gerar impacto positivo para a
evolução do mercado de alimentação e hospitalidade.

Ir ao NRA Show é ser inundado por uma imensa quantidade de informação.
Organizar o conteúdo realmente relevante, criar uma métrica de priorização para
definir o que e como deverá ser aplicado ao seu negócio a curto, médio e longo
prazo e os impactos que terá para o consumidor é extremamente desafiador.

Porque, apesar da internacionalização cada vez mais intensa do paladar dos
brasileiros, o país possui muitas peculiaridades que precisam ser levadas em
consideração. A baixa qualificação da mão-de-obra, reduzida cultura de
investimento em equipamentos de alta performance e falta de gestão são
problemas complementares enfrentados por empreendedores independentes e até
redes.

* Cristina Souza é diretora executiva da GS&Libbra – Estratégia & Gestão para
Foodservice, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

Fonte: Mercado & Consumo

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais