FCDL Notícias

Oportunidades de outubro para o varejo: como lucrar mais no mês?

Que tal conhecer as oportunidades de outubro para alavancar as suas vendas e aproximar o relacionamento com o seu cliente? Como você já sabe, todos os meses do ano trazem datas comemorativas especiais que podem ser muito bem aproveitadas pelo varejo. Assim, cabe a você, varejista, saber quais são essas festividades e, a partir de então, desenvolver campanhas e ações criativas que contemplem cada uma delas. Para te ajudar nessa missão, trazemos nesse artigo as principais celebrações e oportunidades de outubro para o varejo. Confira e se inspire!

Outubro Rosa

O Outubro Rosa não é uma celebração, mas sim uma importante campanha de conscientização que dura o mês inteiro. Alertando sobre os perigos do câncer de mama para a sociedade, o Outubro Rosa visa ressaltar a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde.  Para o seu negócio, aderir a campanhas com esse cunho social é uma forma de mostrar que há uma preocupação com a vida e com o bem-estar das pessoas. É um jeito de humanizar a sua marca e aproximá-la do seu consumidor. Ademais, esse não é o tipo de campanha voltado para as vendas e/ou o aumento de lucro, mas sim uma ação de “branding”, de relacionamento e de posicionamento de marca. Consequentemente, as ações com essa pegada podem sim resultar no aumento de vendas, mesmo que esse não seja o seu objetivo primordial.

Ações para o Outubro Rosa

Mas como fazer ações de Outubro Rosa na sua loja? Pois bem, os caminhos a serem seguidos são vários. Assim, algumas das nossas sugestões são:

Fazer uma série de postagens nas suas redes sociais alertando sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. Talvez, até mesmo fazer uma entrevista com um especialista no assunto, que possa tirar dúvidas sobre o tema.

Desenvolver ações internas para o time de colaboradores da loja, também ressaltando sobre a importância do cuidado com a saúde;

Deixar o seu ponto de venda caracterizado com a campanha, destacando que o seu varejo aderiu ao Outubro Rosa;

Reverter uma porcentagem do lucro de certos produtos para auxiliar instituições que tratam o câncer de mama, deixando isso sinalizado – tanto no ponto de venda quanto em encartes digitais e demais canais de comunicação, – estimulando a compra desses itens, entre outros.

Como você pode perceber, existe a possibilidade de desenvolver ações tanto internas quanto externas. Aqui, citamos apenas algumas sugestões, mas é possível usar a criatividade e fazer diversos tipos de campanhas.

01/10 Dia Internacional da Terceira Idade

O primeiro dia do mês já surge como uma das boas oportunidades de outubro para o varejo. Comemorado numa quinta-feira, o dia 1º traz consigo o Dia Internacional da Terceira Idade.

Ideal tanto para estimular as vendas como aproximar o relacionamento com os clientes, a celebração não deve ser passada em branco. Que tal utilizar a nossa plataforma para segmentar os clientes de acordo com a sua faixa etária? Dessa forma, você pode enviar promoções especiais e cupons de desconto exclusivos para esse dia. Vale lembrar que, com a pandemia, os consumidores da terceira idade foram instruídos a ficarem em casa. Assim sendo, é importante pensar em ações para essa faixa etária que não contradigam as recomendações de saúde.

Você pode facilitar as condições de entrega de produtos, enviar brindes para os clientes idosos que mais frequentam a sua loja, desenvolver campanhas em suas redes sociais, entre outros. Aproveite essa celebração para honrar e celebrar os seus clientes da terceira idade da forma que eles merecem.

04/10 Dia do Cachorro e Dia da Natureza

Sim, essas duas celebrações caem no mesmo dia do mês! Assim sendo, você pode aproveitar ambas para despertar mais simpatia pelos seus clientes e, também, aumentar as suas vendas e/ou o ticket médio das compras. Como em 2020 essas datas cairão em um domingo e, dependendo do local e da situação da pandemia, alguns supermercados não abrirão, você pode destacar ambas as datas nas suas redes sociais e demais canais digitais, fazendo uma série de postagens e materiais sobre os assuntos.

Além disso, pode utilizar o sábado (dia 03/10) para antecipar essas comemorações, promovendo:

Ofertas de pet shop e de floricultura para estimular as vendas;

Uma ação segmentada, com encartes exclusivos enviados para os clientes que compraram nesses setores (floricultura/produtos para pets) nos últimos 60 dias.

Além disso, você pode usar as datas para engajar o seu time de colaboradores sobre os assuntos, por exemplo:

A importância do cuidado diário com a natureza, reforçando a atenção com o desperdício de energia e de água, por exemplo.

Conscientizar sobre a adoção de cachorros ou dar brindes para os funcionários que têm um animal de estimação.

12/10 – Dia das Crianças

Que tal aproveitar o dia das crianças para aproximar o seu varejo do seu público? Se neste ano não será possível fazer uma decoração temática, convidar os pequenos e alugar brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas para celebrar a data, você pode tentar fazer essa aproximação de relacionamento por outros canais de comunicação. Uma boa dica é apostar em uma campanha segmentada com produtos infantis, como fraldas, papinhas ou demais itens que você comercialize e que são voltados para os pequenos.

15/10 Dia do Professor

Vamos homenagear aqueles que nos ensinaram tantas coisas que levamos conosco até hoje? No dia 15/10 é celebrado o dia do professor e essa é uma oportunidade e tanto de honrá-los. Não deixe a data passar em branco. Você pode apenas fazer uma simples postagem em suas redes sociais ou, quem sabe, oferecer um brinde ou um cupom de desconto nas compras para os clientes apresentarem carteirinha de professor no caixa.

22/10 Dia do Enólogo

Sua loja oferece um setor de vinhos? Então esse é o seu momento! Comemorado no dia 22 de outubro, o Dia do Enólogo enaltece essa bebida tão querida por várias pessoas. Com essa data comemorativa não tem erro: apostar em uma campanha segmentada é a melhor alternativa para seu varejo. Assim sendo, você pode, por exemplo, criar uma segmentação dos consumidores que compraram vinho nos últimos 90 dias e enviar um encarte digital com ofertas especiais para esse dia.

Ademais, ao fazer essa campanha, crie um senso de urgência para os clientes, alertando que a promoção é especial para esse dia – ou para a semana, caso você deseje estender a duração. Esse senso de urgência contribui para os melhores resultados das suas ações.

Além disso, você também pode fazer publicações nas suas redes sociais explorando as melhores formas de harmonizar os vinhos e, ainda, aplicar uma estratégia de cross selling na sua loja. Ou seja, combinar a exposição dos vinhos juntamente com petiscos que costumam ser consumidos junto com a bebida, como queijos e frios variados.

29/10 – Dia Nacional do Livro

Outra das oportunidades de outubro que está mais voltada para o relacionamento do que para as vendas em si é o Dia Nacional do Livro. Ajudando a sua marca a criar um posicionamento positivo sobre esse assunto, essa é uma chance de, quem sabe, fazer uma campanha de arrecadação de livros, por exemplo. Após, esses livros podem ser doados para uma ONG e mudarem a vida de muitas pessoas.

Não se esqueça de divulgar essa campanha pelos diversos canais de comunicação e, também, no seu PDV. Ainda, para engajar ainda mais os seus clientes, é possível pensar em alguma premiação para os maiores doadores. Talvez você possa preparar um kit de produtos ou um cupom de descontos para a sua loja.

31/10 – Dia das Bruxas

Terminando o mês em grande estilo, no dia 31/10 é celebrado o Halloween, ou Dia das Bruxas. Divertida, essa data pode ser utilizada tanto para aproximar o relacionamento com os clientes quanto para engajar o seu time. Que tal sugerir para os colaboradores irem fantasiados para o trabalho e premiar aquele que teve a melhor fantasia? Essa ação, além de deixar o ambiente mais descontraído, também é bem vista pelos seus clientes.

Além disso, aproveite para decorar a loja e divulgue as ofertas especiais que você irá fazer no dia. Não obstante, você pode aproveitar as redes sociais para sugerir receitas para deixar a comemoração mais divertida – sempre lembrando de enviar um encarte digital com ofertas especiais que envolvam esses produtos. Dica: a abóbora e os docinhos variados fazem muito sucesso nessa data, mas é possível ir além. Como? Sugerindo receitas fáceis e criativas, mas que tenham uma aparência divertida para o Dia das Bruxas.

 

Fonte: Gestão de clientes

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais