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Os cinco primeiros passos do empreendedor digital

De acordo com uma pesquisa do SEBRAE, em 2020 foram abertas mais de 3milhões de empresas nacionais e o Brasil atingiu o número recorde de empreendedores no país: cerca de 25% da população adulta está envolvida na abertura de um novo negócio ou tem um empreendimento com até 3 anos e meio de atividade.

Antes da pandemia, apenas 5% do varejo era e-commerce. A previsão era de que esse número dobrasse (10%) em 5 anos (2025) e chegasse a 15% em apenas em 2030. Com a quarentena, o isolamento social e o movimento de transformação digital, acredita-se que em 1 ano já se alcance os 10%. Além disso, o número de consumidores on-line também cresceu – só no Brasil, 10 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra na internet no último ano e mais de 37 milhões de consumidores aumentaram a frequência de compra.

Mais do que nunca, esse é o momento do mercado on-line, já que os possíveis clientes já provaram que é nesse ambiente que estão inseridos e estão dispostos a usufruir das novas oportunidades.

O problema que muitos empreendedores enfrentam é o de não saber por onde começar para solidificar seu negócio on-line. Pensando nisso, trouxemos os 5 primeiros passos mais importantes para começar a vender na internet.

Defina seu produto/serviço

Pode parecer óbvio, mas este é o primeiro passo a ser definido na hora de abrir seu negócio on-line. Você não vai ter todos os produtos existentes à disposição da sua empresa, então ofereça algo com o qual você se identifica e acredita que dará certo. A aposta em produtos ou serviços essenciais pode ser uma boa, além de ser à prova de crise, já que provavelmente serão as últimas coisas das quais seus clientes pensarão em abrir mão.

Idealize sua persona

Acredite: nem todas as pessoas vão querer comprar seu produto ou serviço. Todas as empresas têm uma persona, que é um perfil de cliente ideal para o qual os esforços de venda serão voltados. Sua persona – que você também pode chamar de público-alvo – precisa ser bem estabelecida, com informações como idade, formação educacional, média salarial, entre outras características fundamentais.

Organize suas finanças

Todo negócio supõe investimentos, principalmente para começar. Você vai precisar ter uma organização minuciosa do seu departamento financeiro e fluxo de caixa para não deixar que a gestão desande. Lembre-se: seu dinheiro e o dinheiro da empresa não são a mesma coisa! Considere, inclusive, eventuais surpresas e reservas de emergência para se organizar.

Crie e movimente seu site e páginas nas redes sociais

A primeira regra para vender na internet é estar na internet! Por isso é muito importante você ter um site e redes sociais ativas e organizadas, que reflitam a identidade da sua empresa e sejam chamativos para os consumidores. Pense nessas páginas como suas vitrines, e a primeira impressão é a que fica! Seja também muito ativo nos espaços on-line, para trabalhar os algoritmos e estar sempre presente na linha do tempo dos seus seguidores.

Aprenda e invista em Marketing Digital

O Marketing Digital está sendo a grande chave de vendas pela internet. As estratégias desenvolvidas por especialistas estão se provando cada vez mais eficientes e os próximos anos prometem grandes e importantes inovações nesse setor. Manter-se atualizado sobre as tendências e aprender sobre métricas, funil de vendas e jornada do cliente podem ser de grande utilidade para alavancar os negócios da sua empresa.

A última e mais valiosa dica é: não tenha medo de começar! Se os negócios on-line seguem crescendo, é porque os empreendedores viram nesta oportunidade sua chance de crescer e aparecer, mas o sucesso só é possível se aliado às ferramentas certas. Faça do seu negócio seu maior tesouro e extraia dele todas as possibilidades!

Fonte: Somma Publicidade.Com

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