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Os sete passos para uma gestão eficiente de pessoas no varejo

“O varejo que ainda vê as pessoas apenas como um número, será tratado
da mesma forma.”

Em uma palestra que proferi em uma importante feira de automação para
varejo, uma pergunta surgiu ao final: “Como obter o máximo das pessoas
em meu negócio?”. Este é um questionamento que sempre recebo em
palestras ou trabalhos.

Pensando em responder a este questionamento, separei sete passos que
utilizo nas empresas:

1) Invista em seleção e recrutamento

Ter as pessoas certas significa selecionar aquelas que estão alinhadas e
acreditam na missão da empresa. Defina bem quais perfis você deseja
para o seu negócio, quais experiências e técnicas devem possuir, e então
comece a buscar. Contratar por necessidade sai muito caro. Contrate por
alinhamento.

2) Dê as boas-vindas

Vai além de um kit com um informativo. É nessa hora que você deixa claro
as regras da empresa, quais os papéis e responsabilidades, insere a pessoa
no time. Quando isso acontece, ela inicia um processo único de aceitação
da organização, e que irá marcar sua trajetória na vida profissional.

3) Capacitação inicial

Antes de colocar a pessoa em campo, forneça capacitação para a função
que irá exercer, seja em sala de aula ou na pratica. Essa ação valoriza o
colaborador e faz com que ele aprenda os processos corretos, sem vícios.
A empresa tem a oportunidade de manter a homogeneidade das rotinas e
garantir que a execução será realizada da maneira correta.

4) Avalie com frequência

De acordo com a política de avaliação, sempre forneça o feedback aos
colaboradores, orientando-os e reconhecendo seus resultados. Ter
indicadores de desempenho é fundamental para que o funcionário saiba
onde está posicionado e onde pode chegar.

5) Tenha um plano de carreira

Todos devem vislumbrar onde e como podem chegar dentro de uma
empresa. O plano de carreira dá visibilidade da política de crescimento e
remuneração, estimula e engaja as pessoas, por saberem as regras claras
do negócio.

6) Capacitação constante

Quanto mais horas de capacitação os colaboradores têm, melhor é o
desempenho da empresa, mais sentem-se valorizados e,
consequentemente, os resultados são melhores. Desde capacitações
técnicas a interpessoais, o importante é investir no colaborador e registrar
estes momentos através de fotos, certificados, entre outras ações.

7) Ouça as pessoas

Ter um canal aberto de comunicação é vital para que as pessoas sintam-se
em um ambiente participativo e colaborativo. Estabelecer programas de
ideias fomenta o envolvimento das pessoas no negócio e nos processos, e
quem está na operação tem, na maioria das vezes, uma solução ou um
jeito simples que vá de encontro com o produto ou serviço, e
principalmente, com o cliente.

O varejo que ainda vê as pessoas apenas como um número, será tratado
da mesma forma. Os colaboradores são a espinha dorsal e parte viva do
negócio que tem interação constante com os clientes, fornecedores,
sociedade e acionistas. Sua ação sincronizada leva a um resultado
continuo de satisfação e alinhamento de propósitos, e que hoje tornam-se
um diferencial competitivo. Enquanto uns cortam despesas através das
pessoas, outros investem em pessoas. Quem terá o melhor resultado?

*por Anderson Ozawa, diretor Vogal do Instituto Brasileiro de Executivos
de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR)

Fonte: Portal New Trade

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