FCDL Notícias
Pão de Açúcar testa modelo de cobrança sem caixas
O Grupo Pão de Açúcar está testando seu próprio sistema de cobrança automática
sem caixas, em modelo similar ao da Amazon Go. No formato, que está em fase
piloto, o cliente usará seu smartphone para escanear os códigos de barra dos
produtos e efetuar o pagamento. O modelo dispensa totalmente a utilização de
caixas, seja em formato self-checkout ou com atendentes.
Ela funciona por meio do aplicativo do programa de fidelidade da rede, o Pão de
Açúcar Mais, que, em sua última atualização, incluiu uma função de scanner para
que o cliente passe os produtos e registre suas compras.
O pagamento também é feito no app, por meio da definição de um meio de
pagamento, que só precisa ser realizada uma vez. O consumidor digita ou fotografa
o número do cartão de crédito, que fica registrado. A cobrança é realizada de forma
automática, em um único clique. Para encerrar a compra, o aplicativo gera um QR
Code, que deve ser passado nas catracas instaladas na saída da loja.
O recibo da compra fica disponível na área “Cupom Fiscal” do aplicativo, o que já
acontece nas compras convencionais feitas pelos membros do programa de
fidelidade em lojas do varejista.
“Estamos transferindo o ponto de venda para dentro do celular de cada
consumidor. Ao mesclar o digital e o físico, eliminamos filas e tornamos o processo
de compra ainda mais personalizado e ágil”, explicou Antonio Salvador, diretor de
Transformação Digital e E-commerce do GPA.
Fonte: Mercado & Consumo