FCDL Notícias

Para ser bom empreendedor, é preciso ser um bom vendedor

Nunca se falou tanto em empreendedorismo no Brasil quanto agora. Jovens que sonham transformar suas startups nos próximos unicórnios. Profissionais experientes desejosos de fazer a transição da CLT para o mundo empreendedor. Executivos que querem aplicar sua grande experiência em um novo empreendimento.

O fenômeno do empreendedorismo se faz presente em todas as faixas etárias e nos mais variados perfis. No entanto, é de se assustar o quanto a maioria desses futuros empreendedores ainda não se deu conta que o fator mais importante para viabilizar seus sonhos tem um nome: Venda! E sem Venda, o fracasso é certo!

Sim, o principal elemento responsável pela transformação do sonho do empreendedor em realidade chama-se Venda! Se o produto, serviço ou solução não tiver viabilidade comercial, o empreendimento irá fracassar e engrossar a lista das micro e pequenas empresas que fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida (dados do Sebrae, que é outra fonte fantástica para a ampliação e a aquisição de inúmeros novos conhecimentos para os milhares de empreendedores brasileiros).

Empreendedor que sou, tendo feito a transição da vida executiva para a montanha russa que caracteriza a vida do empreendedor, eu quero dividir com você alguns elementos essenciais para o sucesso do seu negócio. Vamos lá:

– A definição de um modelo de negócios viável com um produto, serviço ou solução que tenha grande potencial para resolver um problema ainda não resolvido;

– A estruturação do negócio com especial ênfase à definição dos públicos-alvo, perfil do seu cliente ideal e fortalezas competitivas;

– A definição da estratégia de lançamento (“go to market”) e dos canais que sua empresa irá utilizar para isso;

– A montagem de um time vencedor com competências e habilidades complementares;

– O correto posicionamento competitivo da empresa e dos seus produtos, serviços e soluções;

– A construção de um modelo econômico-financeiro sustentável e que tenha atratividade aos olhos dos investidores externos;

– A potencial busca de capital externo para viabilizar o crescimento mais acelerado e até a potencial abertura de capital em um futuro próximo;

– A delicada e crucial fase de execução do negócio, que é onde estão os maiores desafios e onde a maior parte dos empresários se perde.

É crucial revisitar cada um dos pontos acima e buscar uma conexão de cada um deles com a seguinte questão: “Esta ideia, produto ou solução tem potencial de venda e a minha proposta única de valor (USP – Unique Selling Proposition) é realmente única?”

Se a resposta for incerta ou se os questionamentos forem maiores do que a certeza de que aquele empreendimento x ou y poderá de fato mudar o mundo, ajudar milhares de pessoas a realizar seus sonhos e solucionar seus problemas, daí meu/minha caro(a) amigo(a) sonhador(a) e empreendedor você tem um grande problema!

Já disse isso aqui e agora reforço: você pode ter a melhor ideia do mundo, mas se ela não tiver viabilidade comercial ou se você não souber como transformá-la em um grande sucesso de vendas, o seu empreendimento estará fadado a deixar de existir.

Por isso mesmo, eu reforço uma vez mais o quão fundamental é a Área de Vendas para todo e qualquer empreendimento seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Busque sempre aprimorar os seus conhecimentos sobre as habilidades, técnicas, comportamentos, tendências e novidades que estejam relacionadas ao mundo das Vendas. Compre livros, participe de treinamentos e cursos, converse com especialistas, use a Internet com sabedoria para ampliar seus conhecimentos sobre vendas e acima de tudo seja sempre o grande Vendedor da sua ideia e do seu sonho!

Aliás, uma dica que sempre dou em minhas aulas, treinamentos e palestras: não “esteja” Vendedor! “Seja” Vendedor!

* por José Ricardo Noronha, vendedor, palestrante, professor, escritor, consultor e fundador da Paixão por Vendas

 

Fonte: Revista Varejo Brasil

FCDL Notícias
  • Falta de produtos na gôndola e no estoque são principais causas de perdas de vendas no varejo

    Continue lendo Clique e leia
  • Black Friday: 5 formas de usar o pós-venda para fidelizar o consumidor

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Renner celebra nova coleção com campanha produzida pela Suno Paim

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco primeiros passos do empreendedor digital

    Continue lendo Clique e leia
  • E-commerce: Atual, versátil e potente

    Continue lendo Clique e leia
  • Como a neurociência ajuda a ser um empreendedor melhor

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais