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PDV focado na terceira idade

Dicas de como preparar ponto de venda para atender público com mais de
50 anos

A pesquisa "Maduros: hábitos de consumo dos 50+" revelou que 57% das
pessoas com mais de 50 anos de idade dizem precisar de produtos e
serviços voltados para a sua idade. Mas, fica uma questão: será que
realmente existe essa escassez de itens ou eles não são devidamente
valorizados no ponto de venda?

O assunto deve estar no radar do comércio e do varejo, pois a população
já ficou mais velha, e mais ainda, está envelhecendo com o desejo de se
manter viva, ativa, independente e segura. Ativa, a terceira idade está,
pois de acordo com o estudo, 49% da população entrevistada se mantém
economicamente plena. Dessa forma, creio que já é hora de parar para
entender e atender o que esse público precisa e quer. A ideia é não
negligenciar o atendimento à terceira idade, perdendo, assim, excelentes
oportunidades de negócio com esses potenciais clientes.

Pensando nesse público, minha recomendação é que os líderes do
comércio e do varejo preparem o ponto de venda com:

Variedade de itens

Invista no mapeamento do perfil do seu público, incluindo limitações,
desejos e necessidades. Procure entender quais produtos ou serviços eles
gostariam de ter à disposição e, sempre que possível, ofereça sortimento
adequado de cada demanda. Cuide para que os itens fiquem agrupados de
maneira estratégica e com fácil acesso.

Estrutura física

É fundamental que o ponto de venda seja bem iluminado e acessível,
tenha som ambiente com volume agradável e esteja equipado com portas
largas, corrimão e rampa de acesso. Assim, atende-se tanto as pessoas
que estão envelhecendo quanto as que têm dificuldade de locomoção,
gerando um espaço confortável para o público em geral.

Comunicação visual adequada

No processo de compra, uma parcela do público sênior faz busca por
informações de produtos e faz compras pela internet. Então, se esse
consumidor visita a sua loja, não perca a oportunidade de ajudá-lo a se
decidir pela compra, lembrando que o cartaz está entre os meios de
comunicação mais eficientes entre o produto/promoção e o cliente. Para
reduzir os riscos de erros operacionais e ganhar em padronização,
eficiência e economia financeira e de tempo, invista em um cartazista
eletrônico. As versões oferecem desde campanhas sazonais, com temas
de época como também formas de venda mais atrativas como clube de
vantagens e cliente VIP, padronizando a comunicação em pontos de venda
de diferentes localidades.

Comodidade além da compra

Caso seja possível e fizer sentido para o seu negócio, agregue ao
estabelecimento serviços complementares, como área de descanso e
alimentação, além de caixa eletrônico. A disponibilidade de veículos para
fazer entregas de mercadoria, ainda que haja cobrança de frete, pode ser
outro diferencial seu diante da concorrência.

Experiência

Investir em experiência junto ao público da terceira idade pode ser
decisivo, sobretudo com ações que estimulem a memória afetiva. Um
cheiro, um sabor, um costume do passado, pode fidelizar esse público e
gerar retorno financeiro e de construção e reputação da marca/loja. Sem
esquecer, claro, no tamanho ideal dos cartazes e informação, facilitando a
leitura e visualização.

A certeza que fica é de que o comércio possui um nicho a ser bem
explorado, considerando o público maduro, da melhor idade, como um
consumidor potencial. Sem dúvida, há um desperdício de venda e uma
ótima oportunidade para quem quer se destacar diante da concorrência,
sobretudo, num momento em que as vendas no varejo brasileiro
avançaram menos do que se esperava: 0,1 por cento em junho na
comparação com o mês anterior e caíram 0,3 por cento sobre um ano
antes, segundo informou o IBGE. A expectativa era de um aumento de
0,5%. Pense nisso!

* por Cláudio Cruz, publicitário especialista em varejo.

Fonte: Portal Cliente S.A

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