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Personalização de serviço é a alma para fidelização do cliente

Você sabe o que significa autoestima? Uma palavra extremamente difundida e usada em diversos contextos, mas que para muitas empresas de beleza tem se tornado um propósito. Em 2014, Lucya Moysés, autora do livro ”A Autoestima Se Constrói Passo a Passo”, definiu autoestima como a disposição que temos para nos enxergar como alguém merecedor de respeito e capaz de enfrentar os desafios da vida. Mas como aliar teoria à prática?

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Japão, segundo o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor International. E como bem sabemos, não é de hoje que as vendas de produtos desta categoria têm sido protagonistas no potencial crescimento do e-commerce.

Por isso, varejistas e fornecedores estão se reinventando constantemente para atender as mais diversificadas exigências. E neste a caminho a indústria como um todo vem sentindo a necessidade de acompanhar essa evolução do comportamento do consumidor. Porém, estudos mostram que mais de 80% dos consumidores online que buscam por produtos de beleza acabam procurando outro site de compra por não encontrem informações concretas sobre o produto desejado — ou seja, falta informação. Quando o assunto é beleza e autoestima, precisamos lembrar que cada pessoa é única, então como trabalhar com delicadeza e assertividade?

Atualmente, o mercado está cada vez mais competitivo e repleto de opções de marcas. Entretanto, há poucos caminhos para que o consumidor final encontre tudo o que precisa em um único canal. Precisamos falar mais sobre os clubes de assinatura para que as pessoas vejam que existe a possibilidade de reunir o que há de melhor para a sua necessidade em uma compra só. Já imaginou que maravilha o cliente receber em casa o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo, junto com o hidratante facial feito para o seu tipo de pele e o batom da cor e textura que gosta?

Pois bem, isso já é possível e você como empresa pode investir nesse formato para ampliar a fidelização de seus clientes. A solução que proponho para você aqui é apostar em um serviço personalizado, que trabalhe assuntos de interesse do seu público-alvo.

Ao mesmo tempo que facilita a aquisição de produtos e serviços, o online pode ser também um meio que afasta seu negócio de seus clientes. Por isso é tão importante trabalhar a imagem da empresa amparada em questões que importam para seus clientes e que estão em alta na sociedade — como promoção do empoderamento, autoestima e diversidade, por exemplo.

Cada pessoa é única e possui uma necessidade ou desejo também únicos. Por isso, é impossível generalizar. No mercado de beleza, por exemplo, a personalização e a gestão inteligente de conteúdos exclusivos para cada mulher é o que valoriza a sua individualidade. Nessa experiência, é possível descobrir mais sobre o universo da beleza e da autoestima. Mas, mais do que isso: seu cliente descobre a fundo sobre quem é.

É preciso estar atento a todas essas movimentações e novidades. Afinal, os desafios são muitos e a competitividade para se manter no mercado como uma empresa moderna que lança e segue tendências, numa constante de crescimento com clientes que compram seus produtos e voltam querendo mais, é grande.

* Por Marcel Souza, comanda o time de Growth & Marketing da UAUBox e é responsável pelas áreas de experiência, atendimento ao cliente e performance.

 

Fonte: E-commerce Brasil

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