FCDL Notícias
Pesquisa aponta os negócios promissores para 2017
Abrir um negócio está nos planos de muitos empreendedores brasileiros para este ano. Segundo um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), baseado no perfil de novas empresas em anos anteriores e no comportamento da economia nacional, os empreendimentos que atendem às necessidades básicas e que oferecem serviços de reparação estão entre as atividades que mais prometem ter sucesso este ano.
Para este levantamento, a instituição analisou os segmentos com maior taxa de natalidade em 2016, pois sinalizam a existência de uma maior demanda. Parte dos negócios em alta está em atividades ligadas a vestuário, alimentação e higiene. “A população continua crescendo e, mesmo em tempo crise, ela não deixa de consumir esses produtos e serviços. As pessoas buscam alternativas mais baratas, mas o consumo permanece. É importante o empresário acompanhar esse movimento da economia para ter mais sucesso”, comenta o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
O segmento de reparos é outro que continua promissor para este ano. Até 2014, a ascensão das classes C e D impulsionou o consumo de eletrônicos, automóveis, entre outros. Porém, com a crise econômica, este público busca agora reparar esses bens ao invés de adquirir produtos novos. Também figuram entre os negócios que prometem dar retorno positivo os que oferecem produtos e serviços especializados para outros empreendimentos e que possibilitam a redução dos custos operacionais e/ou aumento da sua eficiência produtiva.
Veja a lista completa, segundo a pesquisa do Sebrae:
– Alimentos e bebidas: comércio de alimentos e bebidas, representação comercial, preparação de alimentos, restaurantes populares, lanchonetes, produtos de panificação, doces e refeições.
– Vestuário: Confecção, comércio de vestuário e acessórios do vestuário e bijuterias
– Serviços de saúde: consultório médico, serviços ambulatoriais, fisioterapia, nutrição, venda de planos de saúde, comércio de medicamentos e artigos de ótica.
– Produtos/serviços inovadores: produtos e serviços que permitam aumentar a eficiência produtiva e/ou redução de custos das empresas.
– Serviços de Reparação: reparação e manutenção de veículos usados, de máquinas e equipamentos, comércio de peças e acessórios para veículos usados.
– Estética/beleza: cabeleireiros, comércio de cosméticos, de produtos de perfumaria, higiene pessoal.
– Serviços especializados: serviços advocatícios, de engenharia, de comunicação, de gestão empresarial, de apoio administrativo, contabilidade, domésticos e com foco na 3ª idade.
– Informática: Serviços de manutenção e reparação de computadores e equipamentos de informática, produção de softwares e comunicação multimídia.
– Construção: comércio de material de construção, manutenção, reparação, pintura, reformas de imóveis, instalações elétricas, hidráulicas, acabamento, serralheria, móveis de madeira, manutenção de sistemas de ventilação e refrigeração.
Fonte: Portal Editora Lamonica