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Pesquisa aponta tendências nas vendas on-line de itens de consumo regular

A Criteo realizou um estudo nos Estados Unidos para entender o comportamento
online dos consumidores em relação aos Consumer Packaged Goods (CPG), ou bens
de consumo embalados, aqueles comprados diariamente como itens de mercearia,
lanches e aperitivos, cuidados com a saúde, produtos para bebês, papelaria e
cuidados pessoais.

No relatório “Digital Lists and Infinite Aisles: Putting CPG & Ecommerce on the Same
Shelf”, os dados ressaltam a tendência da lista de compras sempre ativa, na qual os
consumidores incluem produtos e a partir de onde fazem suas compras, utilizando
um mix de aparelhos de celular, tablets e desktops baseados em conveniência. No
entanto, apesar da crescente preferência por compras online nesta categoria de
produtos, cada subcategoria é definida por padrões variáveis de consumo e
considerações de afinidade à marca.

“Como uma vertical que contém um grande número de necessidades modernas do
consumidor, os varejistas do segmento têm a oportunidade de criar uma conexão
única com os consumidores através de seus hábitos online diários”, explica
Alessander Firmino, Diretor Geral da Criteo para o Brasil e América Latina. “O desejo
de conveniência impulsionou o crescimento das compras online, já que o
consumidor moderno deseja experiências mais fáceis, mais rápidas e mais
personalizadas para os produtos que ele usa todos os dias. No Brasil, o
comportamento dos consumidores deve seguir esta mesma tendência.”
Veja abaixo as principais descobertas do relatório:

• Festas de fim de ano e fins de semana têm pico de vendas: nos Estados Unidos, a
compra de bens de consumo embalados apresenta alta da Cyber Monday (segunda-
feira de promoções logo após o Dia de Ação de Graças) até o Ano Novo, o que
sugere que os consumidores estocam itens essenciais para começar o ano sem se
preocupar. As principais categorias que performaram foram cuidados pessoais (4,7x
a média de vendas diárias), cuidados com a beleza (4,6x) e lanches/aperitivos (3,3x).
Da mesma forma, os dados da Criteo também demonstram que as vendas de CPG
por celulares aumentam aos fins de semana, já que os consumidores navegam em
busca de melhores experiências de aplicativos e de pagamentos. No ano passado, o
crescimento da categoria no ambiente móvel variou de 5% a 10%.

• Conveniência é a chave para o sucesso: ao analisar as razões mais importantes
para fazer uma compra em um site específico, o frete grátis nas devoluções foi
classificado como a prioridade em produtos para bebês, itens de mercearia, saúde e
beleza. Isto é especialmente prevalecente com mercearia, já que muitos clientes
não apenas esperam por uma entrega gratuita, mas também que ela seja feita no
mesmo dia. Em seguida estão os descontos disponíveis, análises organizadas de
produtos, fotos atraentes e uma boa variedade de itens exclusivos. A conveniência
também tem o poder de conquistar clientes fiéis. A Criteo descobriu que 36% das
pessoas que compram na Big Box (varejista americana) voltam a fazer compras,
enquanto as mercearias viram até 64% de consumidores repetidos nos primeiros
seis meses de 2018.

• Cuidados pessoais atraem novos compradores: a categoria com maior
probabilidade de converter novos consumidores nas compras online de produtos
embalados é cuidados pessoais, com marcas de beleza muitas vezes estreando
novos produtos e atraindo compradores novatos. A Criteo descobriu que 30% das
compras desta categoria eram feitas por novos usuários, o que é diretamente
oposto à categoria de alimentos, que tem o menor percentual de compras por
afinidade de marca.

• Frequência nas compras online por impulso: embora as compras não planejadas
na loja física sejam mais ou menos consistentes entre as categorias, há muito mais
variedade no comportamento de impulsos no ambiente online. Mais de um terço
dos consumidores online de produtos para bebês fazem compras por impulso. Isto é
provavelmente devido à personalização, que é possível através da tecnologia online
e que pode faltar nas lojas tradicionais. Esses consumidores com alta intenção de
compra sabem onde encontrar seus itens de CPG e estão mais focados na execução
da transação.

Fonte: Newtrade

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