FCDL Notícias
Pesquisa mostra que 60% dos brasileiros se sentem seguros no e-commerce
Uma nova pesquisa da Opinion Box revelou que cerca de apenas 40% dos brasileiros ainda não sentem segurança em compartilhar seus dados com o e-commerce. A pesquisa, que focou na percepção do consumidor sobre a privacidade de dados em lojas on-line, entrevistou 1.884 usuários de ambos os sexos, diferentes classes econômicas e regiões do país.
De acordo com os resultados, a preocupação com a segurança dos dados costuma afetar usuários principalmente no momento do cadastro para efetivar uma compra, quando sites pedem que o comprador insira informações como CPF e nome completo. A sensação de insegurança também é maior quando a compra acontece através de aplicativos móveis: apenas 36% dos entrevistados disseram ter segurança em inserir informações como número do cartão de crédito ou código de segurança em um smartphone.
No e-commerce desktop tradicional, 48% indicaram não ter problemas com isso. A preocupação também é grande com quem está monitorando os dados inseridos na web. De acordo com 73% dos entrevistados, por exemplo, o governo não teria o direito de acessar, armazenar ou analisar dados de utilização dos usuários de internet no Brasil.
Mesmo com os índices de preocupação, o uso de e-commerce continua bem difundido entre usuários: dos respondentes, 86% afirmaram que têm o hábito de comprar pela internet e metade deles indicaram que fazem compras especificamente através de aplicativos para smartphone.
Fonte: Portal Gouvêa de Souza