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Pesquisa mostra que geração Z gosta de fazer compras em lojas físicas

De acordo com o estudo, os jovens acreditam que as compras em lojas
físicas ajudam na saúde mental e permitem um tipo de terapia

De acordo com uma pesquisa da AT Kearney, realizada
com 1.500 consumidores, os jovens com idades entre 14 e 24 anos
preferem fazer compras em lojas físicas do que online.  Dos entrevistados,
81% disseram que gostam de comprar nas lojas pessoalmente e 73%
preferem descobrir novos produtos visitando lojas.
De acordo com o estudo, a intitulada Geração Z  acredita que as compras
em lojas físicas ajudam na saúde mental e permitem um tipo de “terapia
de varejo”. Os dados mostram que 58%  responderam que ficar
pesquisando nas prateleiras lhes permitem desconectar-se das mídias
sociais e do mundo digital.
“Acho que uma das coisas que a pesquisa nos mostra é que, apesar de ser
a primeira geração completa de nativos digitais, a Geração Z está olhando
para o varejo físico como uma maneira de ‘desconectar’ do estresse das
mídias sociais enquanto, ao mesmo tempo em que se
aproxima emocionalmente dos influenciadores e celebridades on–line que
eles seguem”, disse Nora Kleinewillinghoefer, diretora da AT Kearney, em
um comunicado à imprensa.

Estresse na Geração Z
A pesquisa mostra ainda que o estresse tem cercado grande parte da
Geração Z, e que por isso, o grupo tende a comprar produtos nas
categorias de saúde e bem-estar mais do que as outras gerações.
Tanto é que cerca de 23%, das pessoas entrevistadas disseram estar
estressadas ou sobrecarregadas com as notícias, e 22% relataram estresse
pelas mídias sociais.
Contudo, apesar dos jovens terem uma preocupação consciente, boa
parte não está disposto a pagar mais por esses produtos. Mais da metade
afirmou procurar opções mais sustentáveis, mas apenas 38% disseram
estar dispostos a pagar um valor relativamente alto por eles.
Os varejistas também devem estar mais atentos às experiências de
atendimento ao cliente e compras, tanto nas lojas quanto online. No ano
passado, uma má experiência online impediu que 22% dos compradores
da geração fizessem uma compra. 15% dos consumidores interromperam
uma compra por motivos aleatórios e 21% interromperam por causa de
uma péssima experiência.

Fonte: Portal No Varejo

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