FCDL Notícias

Pesquisa mostra que vendas de supermercados caíram em abril

As vendas de supermercados do Brasil em abril caíram 5,84 por cento em termos reais ante igual mês de 2017 e 12,6 por cento na comparação com março, afirmou nesta terça-feira a associação que representa o setor, Abras.

O resultado do setor em abril foi afetado pelo efeito calendário, segundo o presidente da Abras, João Sanzovo Neto. “No ano passado, o domingo de Páscoa caiu na segunda semana do mês (abril). Neste ano, as vendas se concentraram todas em março”, explicou Neto em nota.

De janeiro a abril, contudo, as vendas de supermercados do país acumularam alta real de 1,75 por cento em relação ao mesmo período de 2017. Em termos nominais, o aumento foi de 5,08 por cento nos quatro primeiros meses deste ano.

Para 2018, a Abras manteve a projeção de crescimento de 3 por cento nas vendas do setor. “Apesar da alta do dólar e dos últimos números divulgados da estimativa do PIB para 2018 que vem caindo de acordo com o Boletim Focus, continuamos com a mesma perspectiva otimista que iniciamos o ano”, disse Sanzovo.

Regionalmente, apenas Sudeste e Nordeste registraram queda nos preços em abril, de 0,66 e 1,54 por cento, respectivamente. Enquanto isso, o Norte foi a que apresentou a maior elevação de preço (+1,87 por cento), seguida por Centro-Oeste (+1,45 por cento) e Sul (+0,52 por cento).

A pesquisa da Abras ainda apontou que arroz, feijão, frango congelado e batata foram os produtos da cesta de compras dos consumidores com maior queda de preço em abril. Na outra ponta, cebola, massa sêmola espaguete, leite longa vida e carne dianteiro tiveram as maiores altas.

Fonte: Portal Newtrade

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais