FCDL Notícias

Pesquisa revela que brasileiros desejam pagar de uma nova maneira

A entrada do WhatsApp Business no mercado serviu de alerta para um vácuo no aplicativo: mais do que se comunicar, os usuários desejam resolver pendências comerciais e financeiras pelo aplicativo. Pesquisa divulgada em nova edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil revelou que pouco mais da metade dos brasileiros que utilizam o aplicativo (53%) gostariam de utilizar a plataforma para soluções de pagamentos e transações bancárias.

Em números, isso representa cerca de 50 milhões cruzando os dados do IBGE e da pesquisa TIC Domicílios – considerando usuários com 16 anos ou mais. A pesquisa aconteceu no mês de julho e contou com a participação de 1.984 brasileiros que têm acesso à Internet e possuem aparelho celular. O levantamento possui validade estatística, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Desejo de mudança

Aplicar essa facilidade ao aplicativo teve algumas variações na preferência de funcionalidade. 44% preferem que os serviços de pagamento sejam feitos via conta bancária criada dentro da própria plataforma. 37% desejariam vincular sua conta bancária virtual ao app, enquanto 19% acreditam que é melhor integrar o canal ao cartão de crédito.

Vale destacar que a integração de plataformas em aplicativos de mensagens já é uma tendência no oriente, de modo que os canais centralizaram funcionalidades como solicitar taxi, refeições e realizar pagamentos. O chinês WeChat utiliza QR Codes para identificação e autorização de pagamentos pelos usuários. O WhatsApp iniciou o teste de uma solução própria para o pagamento de contas na Índia, seu maior mercado no cenário mundial. O Brasil é a segunda maior praça, porém, ainda não há estimativa do serviço ser testado nacionalmente.

O grande potencial

Aplicativo mais popular nos smartphones brasileiros, o WhatsApp está presente em 97% dos dispositivos de internautas. Dessa porcentagem, 98% deles abrem o app todo dia ou quase todo dia. Com as tendências consolidadas no mercado chinês e os testes na Índia, é possível projetar que, em breve, a solução de pagamentos e transferências bancárias poderá ser feita a poucos cliques, não sendo mais necessário abrir aplicativos paralelos.

Fonte: Portal Consumidor Moderno

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais