FCDL Notícias
Pesquisa: tecnologia impacta diretamente a satisfação dos colaboradores
Trabalhar em um ambiente confortável e descontraído é sempre mais agradável. Além disso, oferecer bons equipamentos para o desempenho das funções do cotidiano impacta diretamente na satisfação dos colaboradores. O estudo The New Digital Divide, feito pela Unisys, avaliou a importância do uso atual e futuro de recursos digitais no ambiente de trabalho no Brasil e em outros 11 países.
A pesquisa mostrou que, para manter os profissionais produtivos e motivados, é necessário garantir acesso a tecnologias atualizadas. O levantamento revela que mais da metade dos funcionários que trabalham em empresas tecnologicamente desatualizadas estão frustrados. “Os funcionários querem realizar suas tarefas de qualquer lugar e de maneira simples, sem ter de enfrentar obstáculos. Ter equipamentos com aplicações adequadas e ferramentas de produtividade e colaboração corretas é extremamente importante para garantir o acesso e o relacionamento entre as pessoas”, afirma Fabio Abatepaulo, diretor de transformação digital da Unisys para a América Latina.
Principais resultados
O estudo mostrou que 52% dos profissionais que trabalham em organizações tecnologicamente defasadas (slow tech) estão insatisfeitos com seus empregadores. Ao mesmo tempo, apenas 3% dos funcionários de empresas high tech demonstraram frustração. Por causa da insatisfação, 13% dos colaboradores disseram que estão dispostos a deixarem seus postos para trabalhar em empresas líderes em tecnologia.
Cerca de 43% dos funcionários de organizações slow tech dizem que são impedidos de serem mais produtivos por causa de dispositivos obsoletos. Apenas 16% dos que trabalham em ambientes tecnológicos reclamam dos equipamentos da empresa. A pesquisa também mostrou que 63% dos colaboradores fazem downloads de softwares sem o suporte de profissionais de TI.
Futuro
Os entrevistados listaram as tecnologias que possuem maior potencial para transformar o ambiente de trabalho. A maioria, quase metade (47%), disse que inteligência artificial (IA) pode revolucionar o mundo corporativo em cinco anos. No entanto, apenas 22% afirmaram que compreendem bem a tecnologia.
Entre as organizações classificadas como high tech, 58% dos funcionários acreditam que a tecnologia e a automação podem tornar seus trabalhos obsoletos em cinco anos. Abatepaulo diz que a tecnologia vem para somar, isso se as empresas fornecerem treinamentos para os profissionais. “Acreditamos que a IA vai melhorar o modo como os profissionais trabalham, não substituí-los”, afirma.
Fonte: Portal No Varejo