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Planejando com sucesso: 8 tendências no e-commerce

O e-commerce pode gerar grandes resultados positivos para um negócio.
Diante disso, veja as tendências previstas para o setor durante o ano
Com o avanço da internet muitas barreiras foram rompidas e atualmente
a presença online é essencial para que um negócio tenha um bom
desenvolvimento e consiga potencializar sua marca, relacionamentos e
vendas. É nesse cenário que o e-commerce entra em ação.

Conhecido como um comércio eletrônico, o método hoje está presente
em praticamente toda a cadeia comercial. Até mesmo o mercado
alimentício, que era um dos mais questionados no passado, entrou para a
plataforma de vendas online e é visto como uma grande promessa de
faturamento.

“O e-commerce gera praticidade. Em um clique você resolve sua vida.
Você não precisa se locomover e tem a possibilidade de visitar 20 lojas
diferentes em pouco tempo na sua casa ou onde você quiser”, afirma
Thiago Sarraf, CEO do Dr. e-commerce.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Statista, as vendas de
comércio eletrônico representaram 14% de todas as vendas no varejo em
todo o mundo em 2019, enquanto em 2018, os números simbolizavam
apenas 5%.

Com o assunto em alta, há grandes expectativas sobre sua evolução. Em
painel ministrado por Thiago Sarraf, durante a feira ABCasa Fair – maior
feira de artigos para casa e decoração da América Latina – o especialista
em e-commerce e internet apontou as tendências que estão previstas
para o campo durante o ano. Confira os principais #INSIGHTS:

1. Realidade aumentada

A disputa entre o físico e o online esteve em pauta por muito tempo, mas
hoje é evidente que ambos são complementares. Portanto, é importante
que as lojas físicas estejam conectadas e valorizem sua marca no espaço
digital. A realidade aumentada faz parte disso. A estratégia, além de
passar uma imagem inovadora para as empresas, permite uma
experiência contextualizada para os clientes.

2. Busca por voz

As ferramentas por voz estão cada mais presentes no cotidiano das
pessoas. Com o objetivo de facilitar trabalhos e gerar uma acessibilidade
muito maior, os assistentes de voz, como Alexa, Google e Siri, estão em
alta no mercado e tendem a crescer ainda mais no e-commerce. Afinal,
por que perder tempo digitando quando podemos conseguir soluções
imediatas apenas por meio da fala?

3. Automatização de processos

A automatização consiste basicamente em usar a tecnologia e a
integração de sistemas e dados para aprimorar o controle e o andamento
do fluxo de trabalho. Através de um monitoramento em tempo real ela
pode ser utilizada na substituição de atividades manuais. Como exemplo,
estão os chatbots, uma das alternativas que estão sendo utilizadas dentro
das empresas por auxiliar em um atendimento mais rápido e eficiente.

4. O vídeo ainda é essencial

Mesmo não sendo um recurso inovador, o vídeo ainda gera um grande
engajamento nos canais eletrônicos e é por isso que sua utilização não é
descartável. Quem aplica a estratégia muito bem é a Aliexpress, que
disponibiliza na maioria dos produtos de seu site um vídeo de
demonstração, que faz toda a diferença para o consumidor que está
pesquisando. A imagem tem um poder muito forte, por isso vale a pena
investir nesta opção nos canais de compra online, tanto em plataformas
internas de vídeo como em um canal no YouTube.

5. Customização de produtos

A customização de produtos já é utilizada em lojas físicas há algum tempo
e agora está migrando para o ambiente digital. Por ser personalizada, ela
conversa com o consumidor e incentiva a interação do mesmo. Canais que
estão apostando nesta ideia terão um ano com bons feedbacks dos
clientes.

6. Mais opções de pagamento

Novos meios de pagamento prometem aquecer o mercado este ano e
mudar a maneira com que o consumidor se relaciona. Dinheiro físico e
cartões de crédito e débito já não são utilizados como antigamente e
novas opções que oferecem comodidade, agilidade e segurança estão
ganhando espaço. Entre eles estão: pagamentos através de QR code,
aproximação e cartões digitais gerados com um simples clique.

7. Marketing de influência

Atualmente, a maioria dos consumidores encontram-se nas redes sociais.
Diante disso, o número de empresas que investem em marketing de
influência tem aumentado a cada ano. Isso acontece porque os
influenciadores possuem uma audiência engajada, com públicos
segmentados que as marcas buscam atingir. A estratégia está sendo cada
vez mais explorada no e-commerce, já que com ela as empresas
conseguem captar a atenção desses potenciais clientes e colocar seu
produto ou serviço.

8. Comprar e retirar em lockers

Os lockers, conhecidos como pontos de retiradas, que lembram muito as
caixinhas de correios, são uma das grandes apostas do momento. A opção
permite que o cliente tenha a experiência de comprar sua casa e retirar o
pedido na loja física sem a necessidade de enfrentar fila e perda de
tempo. Conhecida como uma integração omnichannel, outra aposta do
momento, a utilização de lockers também está sendo muito presente em
empresas comerciais. Desta forma, os funcionários conseguem ter um
espaço especial para os seus “recebidos”.

Fonte: No Varejo

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