FCDL Notícias

Por que a gestão de pessoas é importante para o varejo?

Todo empreendedor varejista que visa alcançar o sucesso, precisa estar
ciente da importância da gestão de pessoas para o seu negócio. Gerenciar
pessoas é uma atividade complexa, que necessita de uma atenção
especial.

A função da gestão é administrar comportamentos e fortalecer o capital
humano dentro das organizações. Por meio dela, consegue-se atingir um
entendimento maior do próprio negócio. Incluindo todas as etapas
envolvidas, desde procedimentos internos, como controle de estoque e
funções administrativas, até o relacionamento com clientes.

Hoje, o papel da gestão de pessoas ocupa um lugar estratégico nas
organizações. Ela está diretamente ligada a estratégias de venda,
fidelização de clientes, benchmarking, entre outras ações.

Atuação da gestão de pessoas no varejo

Muito se fala em atender os clientes com excelência e proporcionar uma
boa experiência de compra. Mas qual atitude você tem tomado para
melhorar essa questão na sua loja?

Em algumas situações os varejistas imaginam que precisam buscar
soluções externas para resolver isso. Porém, na prática isso não é verdade.
Trabalhar internamente uma ação com seus colaboradores pode trazer
um impacto positivo na experiência dos consumidores no seu
supermercado, por exemplo. Antes de pensar no seu público é
fundamental pensar na sua equipe. São eles que estarão irão executar
funções que vão impactar as compras na sua loja.

Então, nada mais justo do que investir seu tempo e recursos em melhorar
seu supermercado internamente. Com colaboradores mais capacitados,
felizes e engajados a tendência é que seus resultados sejam cada vez
melhores.

Transforme dados em inteligência de mercado

Ter produtos de qualidade, contratar bons colaboradores e manter sua
loja organizada são requisitos fundamentais para atrair clientes. Porém,
para criar estratégias de fidelização para esses clientes e ter um diferencial
em relação à concorrência, é preciso conhecer a fundo o próprio negócio,
o perfil do seu público e as necessidades deles.

Nesse sentido, informações são como ouro, pois permitem que todas as
campanhas realizadas pela empresa, por exemplo, clubes de descontos
em supermercados, sejam baseadas em informações reais, tornando-se
mais assertivas.

A inteligência competitiva é uma característica que a Gestão de Pessoas
pode trazer para o seu negócio, otimizando dados e aumentando o
potencial de mercado a partir deles. Essa função consiste em decifrar o
valor estratégico de dados, evitando assim a perda de clientes para
concorrentes.

Ofereça um conhecimento real sobre a concorrência

Outra ferramenta de gestão com grande importância no mercado de
varejo é o benchmarking. Ele analisa a performance da empresa em
comparação às concorrentes do mesmo setor, comparando processos e
caminhos percorridos pelas mesmas. Muitas pessoas acreditam que não é
necessário saber o que o outro está fazendo.Todavia, ao conhecer esse
tipo de informação, a empresa passa a conhecer também o que seus
clientes e potenciais clientes estão tendo acesso.

Esse tipo de conhecimento torna-se valioso à medida que atualiza a
organização no mercado, dando acesso a tendências e elementos que
podem ser alterados para melhorar as vendas. Realizar esse tipo de
trabalho exige treinamento qualificado e também um olhar atento de
quem executá-lo. Essa prática pode trazer insights interessante não
apenas do ponto de vista de negócio, mas também de questões internas.

Entender a forma como atendimento dos concorrentes é feito e como as
empresas se relacionam com seus colaboradores são outros ponto que
podem ser analisados nessa tática. Sem dúvidas fazer uma análise dessas
informações pode trazer grandes proveitos para sua loja, sua gestão e
seus resultados.

A gestão de pessoas atrai e retém talentos

A organização que investe em gestão, automaticamente, está investindo
na captação e retenção de talentos, pois através de um gerenciamento
eficiente do capital humano, ela está trabalhando a sua reputação nos
quesitos empregabilidade e qualidade de vida. Na Gestão de Pessoas, a
motivação dos colaboradores é um dos motores para a produtividade.
Relações pautadas no poder e na persuasão são substituídas hoje por
equipes trabalhando em conjunto, visando a um bem coletivo.

A felicidade dos colaboradores reflete diretamente no atendimento com
clientes e na execução de tarefas. Caso ele esteja insatisfeito esse pode
ser forte fator que pode comprometer com os resultados da empresa.

Logo, para conseguir uma fidelização de clientes é preciso pensar,
também, nos processos internos que irão refletir nas ações a curto e longo
prazo. Isso acontece, pois somente uma equipe sólida é capaz de alinhar
seu desempenho com os objetivos da empresa.

Dicas para melhorar a gestão de pessoas na sua loja

Pensar em estratégias para melhorar os resultados sem dúvidas é um
tarefa diária para os supermercadistas. Investir em gestão de pessoas
pode ser uma das principais formas de alcançar isso, já que uma equipe
capacitada pode colocar táticas em prática corretamente e melhorar a
experiência de compra, por exemplo. Vale ressaltar que também não se
trata apenas aumentar as vendas e obter mais lucros. Essas são questões
fundamentais para as empresas sim, mas não são as únicas.

Se preocupar com as pessoas e no ambiente dentro do seu negócio
também tem grande relevância na consolidação da sua marca. E você
pode começar a melhorar essa situação na sua loja agora mesmo com
algumas ações simples.

Comunicação interna

Seus colaboradores são parte de extrema importância em toda sua
estratégia de negócio. Então, porque não deixá-los cientes do que está
acontecendo na empresa?

Comunicar mudanças na operação e implementação de novas estratégias,
são bons exemplos. Ainda mais importante do que isso, é que essa
comunicação seja clara e que alcance toda a sua equipe. Uma ação como
essa certamente pode fazer com que os seus funcionários se sintam
valorizados e parte da empresa.

Treinamentos

Tão relevante quanto saber exatamente a função que irá desempenhar é
estar capacitado para ela. Essa é uma questão que certamente pode fazer
a diferença nos resultados alcançados. O colaborador precisa estar 100%
preparado para atender as demandas que possam surgir. Caso contrário,
ele pode se deparar com uma situação que se reflita em uma experiência
ruim para ambos, por exemplo. Seguramente não é isso que você deseja
oferecer tanto para seus consumidores quanto para os colaboradores.

Endomarketing

Proporcionar um bom ambiente de trabalho é o mínimo que uma
empresa pode oferecer. Porém, esse ponto pode ser melhorado com a
implementação de algumas ações. Você pode utilizar data de aniversário
deles, por exemplo, para colocar em prática uma ação. Não é preciso ser
nada extravagante, mas mostrar que você se importa com seus
funcionários já é o suficiente.

Além disso, valorizar as conquistas deles também é algo bastante
interessante para a equipe como um todo. Você pode comunicar quando
um funcionário for promovido para uma nova função. Dessa forma todos
verão que é possível crescer dentro da empresa e isso tende a aumentar o
empenho de todos para alcançar novas posições.

Outra opção é parabenizar pelos bons serviços prestados ou quando uma
equipe bater alguma meta estipulada. Construir esse ambiente agradável
certamente é um ótimo primeiro passo para sua empresa ter sucesso.

Fonte: Portal Gestão de Pessoas

FCDL Notícias
  • O que vale mais: experiência extraordinária ou experiência sem fricção?

    Continue lendo Clique e leia
  • Um olhar sobre o varejo atual: tudo o que sua empresa precisar saber

    Continue lendo Clique e leia
  • Caminhos para fomentar um ambiente colaborativo nas empresas

    Continue lendo Clique e leia
  • A importância de ESG para o pequeno empreendedor

    Continue lendo Clique e leia
  • Hábitos de consumo das brasileiras antecipam tendências no setor de beleza

    Continue lendo Clique e leia
  • O franchising como resposta para o crescimento das empresas

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais