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Por que colaboradores não gostam de reuniões e treinamentos?

Treinamentos, palestras, workshop e reuniões de planejamento são ações fundamentais para aumentar a desempenho e os resultados das equipes de vendas, porém é muito comum escutar comentários negativos sobre essas ações. Devemos procurar entender por que essas ações tão importantes encontram tanta resistência por parte dos colaboradores.

Uma grande parcela acredita realmente que não precisa aprender mais nada, não acreditam em novos desafios, e são reativos de forma negativa as mudanças. O verdadeiro medo não está no novo, mas sim naquilo que deixamos para trás quando decidimos mudar.

Alguns são realmente conformados com a situação e tem as suas crenças inabaláveis de que mexer no time que está ganhando poderão perder o jogo. Para o vendedor águia essas ações são fundamentais para o seu crescimento profissional e para o atingimento de seus resultados. É fato de que somos eternos aprendizes e que a cada dia algo novo nos é acrescenta, esse é o pensamento correto daquele que está buscando sucesso na área de vendas.

Existe uma turma na zona vermelha, ou seja, aquela zona onde ninguém se mexe para nada e fica somente observando e criticando e estão prontos para fazer um motim ou uma greve. Junto deles tem os articuladores que fazem a cabeça da turma falando mal da empresa e desejando que nada dê certo para continuar do jeito que está.

Existe também outro lado da moeda que precisamos avaliar. Como está a eficiência e a eficácia dos treinamentos, palestras, workshop e reuniões que são ministrados nas empresas? Treinamentos sem a participação da equipe é pouco eficaz, palestras onde o palestrante fala de algum tema que não tem nada a ver com a empresa ou o momento que estão vivendo (falta de briefing) ou contratação errada, workshop ou seminários de vendas onde nada o que foi combinado funciona depois na prática e reuniões desorganizadas sem um tema base e um cronograma bem elaborado, com horário para início e final.

Temas que serão abordados e quem vai ministrar, momento para reflexão e se for o caso um brainstorming Algumas regras e a organização de cada ação são fundamentais para o sucesso do evento. A divulgação com antecedência faz uma grande diferencia para os participantes, evitando assim surpresas e reações negativas.

Pense nisso, ter um time que joga contra é fato, porém se as ações da sua empresa não estiverem ao contento, só vai fortalecer o outro lado.

* Roberto Lopes é especialista nas áreas de motivação, vendas, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e liderança e atua na área de varejo a mais de 26 anos.

Fonte: Portal Administradores

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