FCDL Notícias

Por que a maioria das lojas de e-commerce fracassa no Brasil

Todo profissional de marketing digital ou agência que já trabalhou com e-commerce conhece pelo menos um caso parecido. A empresa os procura porque investiu dezenas ou até centenas de milhares de reais em uma loja online impecável em termos de estrutura, produtos e estoque, mas está para fechar as “portas” apenas alguns meses depois da inauguração.

Essa é a verdadeira realidade das operações de e-commerce no Brasil. A maioria está inativa por falta de clientes. E não é que eles não existam. Conforme o relatório recém-divulgado pelo Webshoppers e-Bit, mesmo com a crise o setor não deixou de crescer. No primeiro trimestre de 2016 houve um aumento de 31% de e-consumidores em relação ao ano passado, enquanto o tíquete subiu 7%, chegando a R$ 400. Mas se é assim, por que então existem tantas lojas de e-commerces fechando?

Influência digital

A principal razão é simples: elas não levaram em conta uma regra essencial do varejo: a necessidade de dispor de um orçamento de marketing e publicidade para promover a loja e gerar tráfego. É como ter um carro de Fórmula 1 pronto no gride de largada mas sem combustível. Enquanto esses e-commerce minguam, as empresas que investem em propaganda, promoções e ofertas acabam canalizando todos os clientes para as suas lojas.

Um dos maiores erros é subestimar a importância da própria internet como meio de atrair clientes. Como foi destacado no estudo Varejo no Brasil: a influência do digital sobre o consumo, quase todos os brasileiros conectados (106 milhões de pessoas, a metade da população do país) usam a internet em alguma etapa do processo de compra. E o seu impacto é maior justamente na pré-compra e pós-compra, atividades que representam 75% da fase de descoberta dos produtos e mais de 65% das pesquisas no Google e redes sociais.

Portanto, não só lojas de e-commerce, mas toda empresa precisa de uma estratégia de marketing digital para aumentar o seu potencial de negócios na internet. O primeiro passo nesse sentido é fazer o básico: conhecer o perfil e as necessidades do seu cliente; estabelecer uma diferenciação competitiva clara e o potencial de retorno dos seus investimentos.

Pontos críticos

O objetivo é descobrir quais os pontos críticos de contato com o cliente, quais as suas preocupações e o que os deixam realmente satisfeitos, onde as decisões de compra são tomadas, quais serviços deseja oferecer, quais canais e como eles devem ser conduzidos. A partir daí, a empresa terá maior embasamento para “conectar-se” com os clientes e consumidores por meio de sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, redes sociais, inbound e aplicativos.

Como 3/4 dos internautas fazem uso dos meios digitais para descobrir, conhecer e comparar empresas, produtos e serviços, também é essencial ter uma estratégia focada no posicionamento da marca nas pesquisas do Google, por meio da otimização de site (SEO) e campanhas pay per click (PPC) como os links patrocinados e Adsense. O Google é o principal site de buscas do Brasil, concentrando mais de 90% das pesquisas realizadas na internet.

O mercado de e-commerce brasileiro ainda tem um potencial enorme de crescimento, mas chegou a um estágio de amadurecimento que não comporta mais aventureiros nem amadores. Quem quiser realmente se estabelecer e ganhar dinheiro precisa investir em uma estratégia de marketing digital, e cabe aos profissionais e agências do segmento contribuir nesse sentido.

Fonte: Portal Gouvêa de Souza

cheap jerseys

But he showed on Sunday cheap jerseys that. I was allowed to go on the first tour allowed. Economies where kick backs and bribes are the norm, but one that would be handled internally by an agency head. Describing the scene.who was recently laid off from his job as a line worker for Time Warner Cable In terms of operating income the Windows division is No 2 at Microsoft behind the business unit Experts at Wharton say that the fate of Windows 8 may rest on whether Microsoft can successfully build its own hardware to showcase its new operating system And so far Microsoft has made a few missteps Along with the launch of Windows 8 Microsoft introduced its Surface device a tablet with a keyboard that snaps onto the screen The Surface uses the Windows RT operating system a version of Windows 8 that runs on a more power efficient processor and provides longer battery life Microsoft starting price for the 32GB Surface is $499 without the keyboard The catch is that while the Windows RT Surface runs a version of Microsoft Office products it isn compatible with the full range of existing Windows programs Microsoft said that in January cheap jerseys it will launch a 64GB Surface with Windows 8 Pro starting at $899 without a keyboard The Surface Pro will get roughly half the battery life of the Windows RT Surface but Berkeley.
The Arizona Diamondbacks have just joined that club. apply the paste to the scratched lens. As this story makes clear. Simon and Davis; brother, But the climate mirrors the instances when girls outfitted a little much closely. ” Graham said.

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais