FCDL Notícias

Preço é fator determinante para o consumidor, aponta pesquisa

O preço continua sendo o principal fator na hora da compra online, de acordo com
os dados da sexta edição da pesquisa do Zoom, site e app comparador de preços e
produtos, realizada com 5.369 respondentes, em parceria com a Consumoteca.
Mesmo com as previsões positivas para o cenário macroeconômico, as incertezas
políticas e econômicas deixam os consumidores brasileiros mais cautelosos com o
orçamento e cientes da importância de pesquisar preços para economizar.

O segundo item mais importante para o e-consumidor é a experiência de compra,
fator que liderava o ranking nos primeiros anos da pesquisa. Por mais que o preço
tenha ocupado o primeiro lugar em 2018 e 2019, o consumidor está cada vez mais
exigente com a experiência oferecida pelos mercados.

Um reflexo disso é que a avaliação das lojas, em sites como o Reclame Aqui, está
ganhando cada vez mais relevância no processo de decisão. Em 2018, 30% dos
respondentes afirmaram que pesquisavam sobre a reputação das lojas. Nessa
edição, o item ocupa o terceiro lugar no ranking, com 32% dos votos.

Além disso, o quarto lugar do levantamento também reafirma a necessidade de uma
boa experiência: a classificação das lojas nos comparadores de preço (Ótima, Muito
boa, Boa, Razoável, Ruim, etc), foi votada por 31% dos entrevistados, seguindo a
mesma média do ano passado.

Para Thiago Flores, CEO do Zoom, o consumidor brasileiro está mais maduro e exige
excelência em todos os serviços prestados. “Nos primeiros anos da pesquisa,
questões como a confiança na entrega lideravam o ranking. Com o passar do tempo,
e o amadurecimento do e-commerce, essas questões perderam um pouco de força.
Atualmente, os consumidores estão se preocupando, cada vez mais, com a
experiência oferecida pelas lojas e pesquisam bastante sobre as suas reputações,
antes de finalizar a compra.”

Fonte: Mercado & Consumo

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais