FCDL Notícias

Preços do varejo de moda caem em todo o país

Os preços do varejo de moda brasileiro, incluindo roupas, tecidos, calçados e
acessórios, joias e bijuterias caíram neste início de ano. O fenômeno acontece desde
2015. De acordo com a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística) para formação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor
Amplo), em janeiro de 2019, os preços caíram 1,15%, anulando o aumento de 1,14%
de dezembro. Esta é a maior queda dos preços dos últimos quatro anos.

De acordo com o IPCA, a inflação brasileira cresceu em janeiro. Os preços no país
subiram 0,32%, o dobro da taxa registrada em dezembro (0,15%). O grupo que
apresentou a maior alta foi o de Alimentação e Bebidas, com alta de 0,9%. “O grupo
Vestuário foi o único com deflação de dezembro para janeiro e ajudou a conter a
taxa do mês, com impacto de 0,07 ponto percentual”, afirmou o relatório que
acompanha os resultados da pesquisa.

A queda dos preços de vestuário foi registrada em todos os itens. Foram registrados
recuo nos preços nas roupas femininas (de aumento de 2,34% em dezembro para
queda de 2% em janeiro), roupas infantis (de 0,91% em dezembro para queda de
1,06% em janeiro) e roupas masculinas (de 1,57% em dezembro para queda de
0,99% em janeiro). O segmento de calçados também apresentou queda, de 0,65%
em janeiro, ante crescimento de 0,64% em dezembro.

Os preços de moda caíram em todas as 16 capitais destacadas no relatório do IPCA.
As maiores quedas foram registradas em Goiânia (-2,13%) e Aracaju (-2,12%). Em
Campo Grande, a redução dos preços ficou em 1,99%. Em São Paulo a baixa dos
preços ficou em 0,84%. O menor reajuste aconteceu em Rio Branco (-0,09%).

Fonte: Mercado & Consumo

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais