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Problema em transação é motivo para 71% da geração Z abandonar carrinho

A pesquisa Retail Reimagined da plataforma de pagamentos Adyen analisou os
hábitos de consumo da geração Z (pessoas com idade entre 18 e 23 anos) e da
geração Y (entre 24 e 38 anos) no varejo em 12 países, incluindo os Estados Unidos,
Alemanha, China e Brasil.

O imediatismo da geração Z é visto no ecommerce, já que 71% já abandonou o
carrinho por encontrar dificuldades técnicas para completar a transação, enquanto
60% já desistiu de comprar no ecommerce por não encontrar seu método de
pagamento preferido, que pode incluir carteiras digitais e compra em um clique.

Um consenso entre todos os consumidores parece ser a exigência por praticidade e
conveniência na experiência de compras: 7 entre 10 já desistiram de adquirir
produtos na loja devido à espera em filas. A geração Z é também mais propensa a
não só abandonar a compra (35%), mas desistir completamente de adquirir aquele
produto específico, independentemente do canal.

Pagamento rápido
Tanto em lojas físicas quanto no e-commerce, essa demanda é atendida com
métodos de pagamento mais rápidos, como aqueles por aproximação. Revelou-se
que 1 em cada 5 entrevistados com idade entre 18 e 34 anos preferem efetuar
compras com métodos de pagamento por aproximação, como carteiras digitais.

Destes, os da geração Z (18 a 23 anos) são os que mais utilizam essas ferramentas,
com 9% utilizando as carteiras digitais com frequência, contra 7% dos respondentes
totais. O mesmo acontece com cartões por aproximação no terminal, com 11% da
geração Z contra 9% do total.

Destaque para mobile
A adesão dos consumidores mais jovens a novas tecnologias mobile, como principal
meio de interação digital dos consumidores brasileiros com as marcas na hora de
comprar, é um ponto a ser destacado. Dados do estudo apontam que a geração
mais mobile é a Y, com alta adesão de compras via web nos smartphones (78%),
aplicativos (64%) e notebooks (74%). Apesar de mais jovens, os Z’s se mostraram
pouco menos propensos aos recursos mobile, principalmente via smartphones e in-
app, com 70% e 56% de adesão, respectivamente.

A geração Y também se revelou mais adaptada a novas tecnologias móveis, como
smartwatches e smart speakers (como o Amazon Alexa), usados por 1 em cada 3
consumidores.

A explicação está, em partes, na maior adesão da geração Z à nova experiência de
compras em lojas físicas, já que 38% deles ainda preferem frequentar esses pontos
de venda, mesmo utilizando smartphones para compras. No Brasil, esse número
sobe para 48%, perdendo apenas para a Austrália entre os países consultados.

Identidade com marcas
Enquanto os Z’s ainda estão entrando no mercado de trabalho, uma das
características identificadas na hora de consumir foi a sensibilidade aos preços. Em
contraponto, a geração Y, mais consolidada financeiramente, valoriza mais a
identidade pessoal com as marcas.

Esse hábito de consumo abre possibilidades para estratégias de venda de Unified
Commerce, prática em que o lojista oferece produtos e serviços de forma integrada
entre diversos canais. A pesquisa revela ainda que nos últimos seis meses, 56% dos
entrevistados decidiram adquirir um produto por encontrar a opção de compra
multicanal. Entre os respondentes de 18 a 34 anos, esse número aumenta para 61%.

Fonte: E-commerce Brasil

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