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Qual a coisa mais importante que um gerente pode dizer?

O que às vezes pode parecer algo simples, costuma ter um efeito expressivo no
relacionamento do líder com a sua equipe. Existe muita verdade por trás do ditado
“Pessoas não deixam empregos ruins. Elas deixam chefes ruins”. Com mais
frequência do que se imagina, não é porque o emprego paga mal, mas sim porque
os funcionários sentem-se desvalorizados e desprestigiados.

Mas o que um chefe pode fazer para deixar seus funcionários felizes? Muitos
gerentes pensam que seu trabalho é apenas fornecer um salário, mas isso não é o
suficiente se você quer seus funcionários engajados e produtivos no negócio.
Os bons gerentes sabem que seus funcionários precisam se sentir reconhecidos.

Nada funciona melhor do que elogios positivos. Pesquisas indicam que, para mantê-
los felizes, é necessário elogiar seus funcionários três vezes mais do que criticá-los.
Em vez de ser rápido na crítica, seja eficiente em pontuar coisas boas que você vê
seus funcionários fazendo. Isso irá não só reforçar o reconhecimento das ações
positivas como também irá encorajar que os outros trabalhadores façam o mesmo.

Os métodos de reconhecimento devem, claro, ser ajustados ao tipo de companhia e
à personalidade do funcionário. Recompensas especiais são pouco eficazes se forem
dadas somente pela força do hábito ou sempre para as mesmas pessoas. Não só
reconheça os que têm as melhores performances, mas também aqueles que
oferecem suporte, tenham melhorado ou deram seu melhor.

Toda contribuição de cada membro da equipe, seja pequena ou grande. Você deve
deixá-los cientes de que ajudaram. Reconhecimento, somado a recompensas
incentivadoras, melhora o ânimo e é um impulsionador de performance. Mesmo o
funcionário mais lento vai dar o melhor da sua habilidade se souber que seus
esforços serão reconhecidos.

Não custa muito mostrar aos funcionários como eles são valorizados:

 Critique no privado; elogie em público. Faça o elogio em público no momento
certo e específico;
 Um agradecimento personalizado, detalhando onde o funcionário ajudou;
 Reconhecimento em reuniões;
 Lembre-se de contar também ao supervisor. “Não diga para mim. Diga para o
meu chefe”;
 Ofereça um café da manhã ou almoço aleatório;
 Traga um presente relevante. Mesmo que seja algo para ajudá-lo a trabalhar
melhor;
 Dê tempo de descanso.

Ações falam mais que palavras. Dizer “obrigado” só terá um verdadeiro significado
se seus funcionários souberem que você é uma pessoa autêntica. Seja um líder que
genuinamente se importa com seus funcionários. Outras frases boas que se dão
bem com o “obrigado” são:

 Bom trabalho.
 Muito bom.
 Me desculpe.
 Como eu posso ajudá-lo?
 O que você pensa sobre isso?

É também importante reconhecer o trabalho esforçado e o empenho dos
funcionários mesmo quando as coisas não acontecem como planejado. Não
suponha automaticamente que um trabalho que deu errado significa que o time não
deu o seu melhor para realizá-lo.

Dois dos desejos humanos mais básicos são legitimação e reconhecimento –
precisamos nos sentirmos importantes. Queremos sentirmo-nos prestigiados,
respeitados e incluídos. A boa notícia é que mesmo que você invista uma
quantidade pequena de tempo para agradecer à sua equipe, poderá evitar bastante
sofrimento para si mesmo e para o negócio.

Às vezes, são as pequenas coisas que fazemos que mais contam. Esperar muito para
reconhecer os funcionários pode resultar em ressentimento. Empregados sem
reconhecimento custam dinheiro não só quando (inevitavelmente) deixam a
empresa, mas também quando continuam nela (trabalho ruim, atendimento ao
cliente insatisfatório, produtividade reduzida).

Escolha ver o melhor nos outros. Escolha ver o que faz deles excepcionais. Faça com
que eles saibam as coisas incríveis que você vê. Aproveite os pontos fortes do seu
time e todos saem ganhando.

Fonte: Administradores

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