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Qual é a importância do atendimento em supermercados pequenos?

O bom atendimento em supermercado é a chave para o sucesso. Em sua origem, as
redes de varejo estavam concentradas em oferecer os melhores produtos com os
melhores preços. Depois, se esforçaram para ficar em endereços próximos aos
clientes. Agora, com a facilidade e conveniência das compras online e a forte
concorrência das grandes redes, a experiência de compra é o que diferencia os
supermercados pequenos entre aqueles que prosperam e os que fecham.

Neste artigo, você vai entender a importância do bom atendimento como
diferencial dos varejos pequenos. Em seguida, vai conhecer algumas das melhores
práticas para encantar seus clientes. Continue a leitura!

Qual a importância do atendimento em um mini mercado?

O supermercado como conhecemos hoje, foi desenvolvido nos Estados Unidos na
virada do século XIX para o XX, com a ideia de fazer os produtos chegarem até o
consumidor em um só lugar. O varejo era concentrado no produto, em uma época
em que a maior parte da população ainda vivia na zona rural e, por causa disso,
achar mercadorias era difícil.

Hoje, o cenário é muito diferente e há muito mais facilidade de acesso a uma grande
variedade de marcas e preços. O endereço da loja perdeu parte da relevância,
porque mais gente compra online e pode receber em casa. Já as grandes redes de
supermercado compraram várias lojas de bairro e oferecem uma enorme seleção de
produtos e marcas a preços baixos.

Com todas essas transformações, produto e preço ainda são importantes, mas o
serviço é mais. O atendimento virou uma ferramenta de estratégia competitiva,
permitindo ao supermercado pequeno se diferenciar dos demais concorrentes e das
grandes franquias. Em outras palavras, o sucesso no varejo passou a ter menos a ver
com o que se vende e mais em como se vende. Confira os principais benefícios do
bom atendimento em supermercado:

Construir confiança

Nos dias de hoje, com a grande oferta de lojas e produtos ao alcance da mão com os
smartphones, os consumidores só ficam leais a uma marca se forem conquistados.
Por isso, seu varejo precisa trabalhar mais para manter clientes e construir
confiança.

Nesse sentido, ao oferecer o melhor atendimento, você ajuda a melhorar esse
relacionamento, o que faz a diferença entre o cliente voltar ou passar a frequentar o
concorrente.

Cobrar mais caro

Com uma breve análise dos supermercados na sua cidade ou região, é possível
observar algum varejo que faz muito sucesso apesar de cobrar mais caro. Isso
acontece porque o preço não é tudo. Em troca de um bom atendimento, muitas
pessoas estão dispostas a pagar mais. Assim, o atendimento também pode
aumentar a margem de lucro do seu negócio e ajudá-lo a crescer.

Incentivar o boca-a-boca

Como as pessoas conhecem o seu supermercado? O que seus clientes dizem por aí
pode ajudar seu varejo a crescer ou a ter prejuízo. Quando consumidores satisfeitos
contarem a amigos e parentes a respeito da boa experiência na sua loja, outras
pessoas vão querer aparecer também.

Reduzir problemas

Um bom atendimento não é só para vender mais! Ele também ajuda o cliente a
achar e comprar os produtos certos para as suas necessidades. Quando isso
acontece, seu negócio sofre com menos trocas e reclamações. Além disso, se os
consumidores entendem que serão ouvidos e atendidos, há mais chances de
voltarem a fazer negócio com você, mesmo quando os inevitáveis problemas
surgirem.

Como melhorar o atendimento em supermercado?

Oferecer treinamento aos colaboradores

Seus funcionários são a linha de frente do negócio. Eles são a “cara” do
supermercado, já que lidam diretamente com os clientes, seja repondo as
prateleiras, seja pesando a carne, seja passando o código de barras na caixa. Se eles
estiverem aborrecidos, cansados ou forem desinformados, seus clientes vão reparar
e parar de frequentar o seu ponto de venda.

Para oferecer o melhor atendimento, seus colaboradores devem ter as ferramentas
necessárias para entregar o que os clientes desejam. Eles precisam aprender sobre
os produtos, a melhor forma de dispô-los nas prateleiras, a importância dos cartazes
de oferta, a rotina de higiene, por que manter o ambiente limpo e assim por diante.

Assim, a satisfação e confiança vão transparecer no comportamento da equipe,
agradando os clientes.

Garantir mais autonomia aos colaboradores

Com uma equipe executando suas tarefas em diferentes turnos e lojas, pode ser
difícil acompanhar a força de trabalho e manter todo mundo motivado. Uma boa
forma de gerenciá-la é fornecer acesso a informações de modo que todos possam
fazer o melhor possível.

Pode ser um software de ERP, um grupo de WhatsApp, um quadro de avisos ou
outro recurso que seja mais adequado para a sua realidade. A ideia é que os
funcionários saibam o que precisam para definir prioridades e corrigir problemas.

Estar atento às reclamações

Os consumidores estão mais exigentes e têm cada vez mais acesso à informação.
Mesmo quando estão na sua loja, podem usar o smartphone para comparar preços
e marcas.

Quando eles estão no supermercado, querem respostas rápidas e não convém
deixá-los esperando. Por isso, crie canais de atendimento e procedimentos
consistentes para ouvir reclamações e resolver problemas. O cliente que foi bem
atendido depois de reclamar, pode até fortalecer os laços com a sua marca e querer
voltar outras vezes.

Conquistar a confiança do consumidor

Fica cada vez mais difícil vencer pelo preço. Dada a enorme variedade e força da
concorrência, um cliente pode sacar do celular, achar um preço melhor e pedir um
desconto. Com bons vendedores e equipe de atendimento, seus clientes vão passar
a comprar porque os produtos são frescos, interessantes, bem servidos; porque a
equipe é simpática; porque o ambiente é amigável. E isso não tem preço!

O atendimento em supermercado é fundamental para quem quer aumentar as
vendas e elevar os lucros. Quando o serviço é bom, os produtos vendidos passam a
funcionar como presentes: lembranças de uma boa experiência passada naquele
ambiente. Com isso, os clientes sempre voltam e também contam boas histórias
para amigos e vizinhos. Entregar o melhor atendimento é cada vez mais importante
para concorrer com as grandes redes e as compras online.

Fonte: Pricefy

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