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Quatro ferramentas confiáveis para evitar fraudes no e-commerce

O e-commerce mundial deve bater recordes em 2020, o ano em que as pessoas mais ficaram em casa e, por isso mesmo, mais compraram pela internet. Pesquisas internacionais dos principais órgãos voltados para comércio pela internet calculam que as cifras podem passar dos US$ 630 bilhões no mundo todo. No Brasil, para se ter noção, só a Black Friday movimentou R$ 5,1 bilhões, segundo balanço feito pela Social Miner em parceria com órgãos especializados de coleta de dados na área do e-commerce.

O importante, entretanto, é saber se proteger de ameaças e fraudes, que atualmente custam aos varejistas brasileiros virtuais cerca de R$ 9 bilhões por ano. Por isso eu separei uma lista com seis das melhores ferramentas para evitar fraudes no e-commerce — e garantir uma navegação segura e negócios protegidos para ambas as partes.

Autentify

O Autentify é uma solução de segurança interessante por ser, em primeiro lugar, de baixo custo. Atuando através do e-mail, a plataforma usa inteligência artificial e análise de dados com score em tempo real para detectar possíveis ameaças à segurança da transação online. Neste caso, permite aprovar mais pedidos e diminuir as chances de fraude.

ClearSale

O principal objetivo da ClearSale é lidar com fraudes de chargeback, isto é, fraudes feitas através de compras no cartão de crédito. Geralmente consiste no cancelamento/devolução da compra após o recebimento do produto. Ela força a empresa a arcar com os custos da compra, via de regra feito sob nome falso.

SAS

Empresa de tecnologia muito antiga e presente no Brasil há quase 25 anos, o SAS oferece soluções antifraude baseada em pesquisas extensas feitas com 850 especialistas pelo mundo. O resultado é um relatório interessante de prevenção, explicando alvos e métodos mais comuns. Não é um software direto para ser aplicado, mas informação preciosa a ser estudada.

VPN

Uma solução clássica de pequenos empreendedores é o uso de uma conexão VPN. Ela é capaz de criptografar os dados usados na transação tanto para os usuários quanto para o vendedor, oferecendo mais proteção aos negócios. É preciso lembrar, porém, que a VPN também é uma das ferramentas favoritas dos próprios fraudadores. Eles a utilizam para dificultar o rastreio da conexão e desaparecer, deixando o mínimo de rastro possível para trás.

Como ficar atento no e-commerce

A prática de comprar online é algo completamente difundida em todas as faixas etárias e sociais. As facilidades que isso traz são boas demais para negar. Infelizmente o aumento no interesse também gera um aumento no número de golpes.

Antes de fazer qualquer compra, é vital seguir estas dicas:

Não compre em lojas que não parecem confiáveis. Saiba sua história, sua reputação no mercado (confira em plataformas como o Reclame Aqui) e desconfie de preços bons demais para ser verdade.

Não ceda seus dados sem ter a garantia acima. Seja CPF, nome, endereço e muito menos os números do cartão de crédito.

Conclusão

É essencial garantir que as transações no e-commerce sejam sempre seguras e livres de fraude — tanto para quem vende quanto para quem compra. Eis o desafio, é claro. Afinal, são milhões movimentados a cada dia, o que atrai pessoas mal-intencionadas, crackers e interessados em ganhos indevidos.

Diversos fatores influenciam em quão segura pode ser uma transação online: certificado de segurança; sistema de criptografia de dados; conexão VPN segura; fazer backup de dados constantemente; e manter o firewall e o antivírus ativos o tempo todo e mais. Muitas vezes, a melhor solução contra as fraudes no e-commerce não consiste em um desses métodos, mas de vários ou todos combinados. Por isso, sempre fique atento aos sinais de segurança e não baixe a guarda independente de onde você estiver acessando — seja em casa, no meio de uma viagem ou no trabalho, independente do site.

* Por Guilherme da Luz, especialista em Organic Search pela Quinstreet Brasil (Nasdaq: QNST).

 

Fonte: E-Commerce Brasil

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