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Quatro tendências para setor alimentício em 2019
2019 é um ano que começa com boas expectativas para a indústria alimentícia.
Depois de períodos difíceis por conta da recessão econômica, o setor está otimista
para os próximos meses. Dados do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central,
mostram que a previsão de crescimento da economia em 2019 subiu de 2,53% para
2,55% e a estimativa de investimentos estrangeiros no país avançou de US$ 77,20
bilhões para US$ 80 bilhões.
Os analistas das instituições financeiras também preveem queda do desemprego,
alta do PIB, redução de juros e controle da inflação, o que deve resultar em melhoria
nos negócios, maior confiança dos empresários e aumento do consumo.
Além de uma boa expectativa econômica para todos os mercados, na indústria de
alimentos temos visto que nos últimos anos a variedade culinária tem crescido
muito democraticamente. Há uma grande diversidade de restaurantes e a explosão
dos aplicativos de delivery tem tornado as refeições cada vez mais variadas, já que
não é mais necessário desembolsar muito dinheiro para ter acesso a pratos
diferentes e de boa qualidade.
Com o cenário econômico favorável somado ao apetite do público brasileiro por
novidades na gastronomia esperamos ter um 2019 positivo, mas é importante
lembrar que é preciso estar preparado para atuar em um mercado que ganha cada
vez mais competidores. Por isso listei abaixo quatro tendências para quem já é do
setor, ou está pensando em entrar para o ramo da alimentação, ficar atento em
2019:
1 – Aposte em lanches nutritivos e personalizados
Os lanches feitos entre as refeições já foram sinônimo de comida calórica e pouco
nutritiva. Com o ritmo de vida acelerado, se tornou uma refeição importante na vida
dos brasileiros e esta mudança de comportamento não passou desapercebida pelas
empresas, que buscam cada vez mais aliar saúde à sabor. A indústria também vem
investindo na personalização, que permite ao cliente montar uma refeição do jeito
que quiser, seja com seus alimentos favoritos ou com aqueles mais adequados à sua
dieta. As empresas que investirem na dupla saúde com personalização terão
grandes chances de sucesso em 2019.
2 – Mantenha o frescor à mesa
O verão dura apenas três meses, mas os sabores típicos da estação não vão sair do
cardápio do brasileiro. Saladas, drinks, sucos, vegetais, carnes brancas e leves vão
continuar em alta durante o ano inteiro. Em um país tropical como Brasil, estes
alimentos são a saída para quem busca refeições que garantam saciedade e bem-
estar.
3 – Invista em embalagens ecológicas
As embalagens serão tão importantes quanto o conteúdo. Os consumidores estão
conscientes do impacto ambiental causado pelo excesso de lixo e mais dispostos a
consumir produtos de marcas que oferecem embalagens ecológicas, como as
produzidas com materiais recicláveis, vidros reutilizáveis e compostos
biodegradáveis. A indústria está empenhada em buscar soluções que causem menos
danos ao meio ambiente e procura caminhos para reduzir ou substituir o uso de
plástico em copos de refrigerantes, canudos, sacolas e embrulhos. Tudo isso ocorre
numa ação cada vez mais sincronizada entre empresas, produtores de alimentos e
consumidores.
4 – Adicione pratos étnicos ao cardápio
A troca de experiências entre quem produz alimentos, aqueles que os transformam
na cozinha e consumidores está mais forte e evidente. Um dos principais resultados
desse intercâmbio cultural é sentido no paladar e observado na expansão da
culinária mundial, com os sabores de diferentes países crescendo além de suas
fronteiras e caindo no gosto de apreciadores de comida em todo o mundo. A
culinária Mexicana e Asiática são fortes tendências para 2019, seja nos restaurantes
convencionais ou nas redes de fast-food. Este movimento que resulta em novas
combinações de sabores é uma das apostas para agradar os clientes ávidos por
novidades.
* Michel Machado é country manager da Subway.
Fonte: Newtrade