FCDL Notícias

Quer abrir uma franquia? Estudo mostra os melhores setores para investir em 2019

SÃO PAULO – Investir em uma franquia pode ser uma opção rentável e uma oportunidade para
administrar um negócio – mas é preciso conhecer o setor e saber as tendências. A ABF (Associação
Brasileira de Franchising) divulgou um estudo para mostrar os perfis das maiores franquias do
país.
De acordo com o estudo, entre as dez maiores redes, cinco operam no segmento de alimentação:
AM PM, Cacau Show, McDonald's, BR Mania e Subway. Considerando a lista completa das 50
Maiores, os segmentos de Alimentação; Saúde, Beleza e Bem-Estar; Serviços e Outros Negócios; e
Hotelaria e Turismo ampliaram sua participação e são as maiores tendências para este ano.
“Levando-se em conta esses dados e o crescimento por unidades, o ‘apetite’ das redes de
alimentação por expandir continua, ratificando a consistência individual do segmento", diz André
Friedheim, presidente da ABF.
"Ressalto também a recuperação de Hotelaria e Turismo, um dos mais impactados durante a crise,
mas que soube reagir e o bom desempenho de franquias da área administrativa, como meios de
pagamento, seguros, crédito e outros, que impulsionaram todo o segmento de Serviços e Outros
Negócios”, continua o presidente.
A pesquisa está em sua terceira edição e é realizada a partir das informações disponibilizadas
pelas redes no banco de dados da entidade, que audita eletronicamente a fidelidade dos dados
por meio de regras pré definidas. Importante ressaltar que são avaliadas exclusivamente marcas
associadas.
Em 2018, o volume mínimo de unidades para figurar entre as 50 maiores franquias superou a
marca de 300, 8% a mais do que em 2017. Com isso, o total de unidades das 50 maiores cresceu
7% em relação ao mesmo período.
Além disso, o número de redes com mais de mil unidades aumentou para 17 no total, o
equivalente a 21% a mais do que na edição anterior.
“Esta pesquisa reafirma o grau de amadurecimento do franchising brasileiro, exemplificado nestas
cinquenta maiores redes de franquias que lideram o mercado nacional em unidades", afirma
Friedman. Para ele, o estudo mostra que os investimentos para manter a expansão e inovar
continuaram mesmo com "altos e baixos da economia".

Novos formatos
As novas formas de oferecer a franquia também vêm ganhando espaço. O levantamento da ABF
mostra que as maiores redes de franquias brasileiras continuam investindo na implantação de
novos formatos.
De acordo com o levantamento, entre 2017 e 2018, enquanto o percentual de lojas tradicionais
diminuiu de 91% para 88%, outros formatos – como quiosques, unidades móveis e operações
home based – passaram de 9% para 12%.
Invista seu dinheiro para abrir uma franquia e administrar seu negócio. Abra uma conta na XP – é
de graça.

As novidades entre as 50 maiores
Estrearam no ranking das maiores as redes: Clube Turismo (Hotelaria e Turismo), em 26º, Hinode
(Saúde, Beleza e Bem-Estar), em 29º, Help! Loja de Crédito (Serviços e Outros Negócios), em 40º e
Jan-Pro (Limpeza e Conservação), no 44º lugar.
Confira a lista com as 20 maiores por unidades no Brasil:

O BOTICÁRIO
AM PM MINI MARKET
MCDONALD´S
CACAU SHOW
SUBWAY
JET OIL
KUMON
CVC BRASIL
WIZARD BY PEARSON
BR MANIA
SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS
ÓTICAS CAROL
ÓTICAS DINIZ
ACQIO
BOB´S
CORREIOS
FARMÁCIAS FTB
BURGER KING BRASIL
FISK CENTRO DE ENSINO
CHILLI BEANS

Fonte: Infomoney

FCDL Notícias
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
  • Saiba realizar promoções de forma mais rápida e sem erros

    Continue lendo Clique e leia
  • Falta de produtos na gôndola e no estoque são principais causas de perdas de vendas no varejo

    Continue lendo Clique e leia
  • Black Friday: 5 formas de usar o pós-venda para fidelizar o consumidor

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Renner celebra nova coleção com campanha produzida pela Suno Paim

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais