FCDL Notícias

Rede catarinense de shoppings Almeida Junior cria plataforma omnichannel

A rede de shopping centers Almeida Junior criou a plataforma SHOPPromo, com o
objetivo de promover a integração entre os universos online e offline. O sistema
opera por meio do aplicativo da companhia e permite que o cliente selecione um
dos shoppings da empresa –Norte e Neumarkt Shopping (Blumenau), Garten
Shopping (Joinville), Balneário Shopping (Balneário Camboriú), Continente Shopping
(Grande Florianópolis) e Nações Shopping (Criciúma) – e as promoções que estão
cadastradas no app. O consumidor pode reservar o cupom e finalizar a compra
retirando o produto na loja física do shopping selecionado.

Com base nos dados dos clientes que utilizam a plataforma, a taxa de conversão é
de aproximadamente 26%. As promoções, que podem ser de diferentes segmentos,
possuem prazo de validade e ao lado de cada produto ofertado há um cronômetro
que sinaliza por quanto tempo é possível garantir o valor promocional.

A solução possibilita que os descontos sejam oferecidos online e incrementa o fluxo
de clientes na loja física. Para o cliente, uma das principais vantagens é garantir o
desconto no celular e retirar o produto no mesmo dia, sem precisar aguardar a
entrega pelo correio.

A empresa tem 70% do market share em Santa Catarina e desde 2016 investe em
seu próprio Laboratório de Inovação e Experimentação, o AJ.LABS, que desenvolveu
a plataforma. No laboratório foram firmadas parcerias com uma empresa norte-
americana especializada em social-ID; com outras companhias especializadas em
jornadas do consumidor, que utilizam mapas de calor de mall para melhorar a
precisão e direcionamento das ações de ativação e com a Reviewr, que analisa os
dados extraídos das avaliações, responde e dá voz ao consumidor no ambiente
digital, auxiliando na melhoria da reputação online e do relacionamento com os
clientes.

O número de startups de tecnologia vem crescendo na capital catarinense, tanto
que Florianópolis já é conhecida como a Ilha do Silício brasileira. O estado soma
apenas 2% da população nacional e reúne 20% das startups do país, sendo que São
Paulo tem 28%*. Segundo a ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) existem
12 mil empresas do setor no estado, que faturam juntas R$ 15,5 bilhões. Só em
Florianópolis, são 3,9 mil empresas que faturam R$ 6,4 bilhões. Na capital
catarinense, a cada 1 mil habitantes, 25 atuam em empresas de TI, o que confere à
cidade a liderança nacional no ranking de densidade.

Nesse ambiente foi criada a Vertical Varejo da ACATE, que promete fomentar mais
iniciativas e inovações para o varejo. “Hoje tudo é muito mais dinâmico e rápido. É
fundamental compartilhar experiências e incentivar o setor de tecnologia a apostar
em novas ferramentas voltadas, especificamente, para o varejo e investir nessas
iniciativas”, disse Monique Campos, superintendente de Marketing Corporativo da
Almeida Junior. A rede de shoppings participou do projeto para a criação da Vertical
Varejo e hoje é sponsor. “Nosso papel como líder do mercado é provocar
discussões, eventos e iniciativas para o varejo. Neste sentido a Vertical será
essencial para fazermos a conexão com as startups e todo este ambiente de
inovação que a ACATE proporciona”, finalizou.

Fonte: Mercado e Consumo

FCDL Notícias
  • Como a neurociência ajuda a ser um empreendedor melhor

    Continue lendo Clique e leia
  • É necessário mais do que a omnicanalidade para atender o cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Boticário e Natura são as marcas que oferecem a melhor experiência ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • A importância de ESG para o pequeno empreendedor

    Continue lendo Clique e leia
  • Como a digitalização dos meios de pagamento pode impactar no negócio

    Continue lendo Clique e leia
  • Omnichannel: transformando a gestão de estoque

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais