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Redes sociais são as novas aliadas do comércio eletrônico

As plataformas de redes sociais já são parte integrante do dia-a-dia do brasileiro.
Desde ler as últimas notícias, fazer contato com os amigos, verificar a agenda de
eventos, as redes sociais são indispensáveis para o convívio com familiares e a troca
de informações no trabalho. Mais recentemente, essas plataformas se
estabeleceram como canais para o e-commerce – convergindo as linhas entre a
socialização e as compras.

A ascensão do comércio em plataformas digitais está ligada ao crescimento
exponencial dos dispositivos móveis. Os consumidores de hoje, especialmente os
mais jovens (millenials), conectam-se cada vez mais com pessoas e acessam
informações por meio de smartphones, e não pelo navegador tradicional em
computadores. Dados da Worldpay1 indicam que 78% dos brasileiros preferem
comprar por aplicativo, e as principais razões são velocidade e simplicidade.

Com consumidores interagindo por meio de smartphones e aplicativos de redes
sociais, os varejistas precisam aproveitar todo esse poder das plataformas. Abaixo,
uma análise sobre o cenário em cada rede social e o potencial de compras nas três
plataformas online mais populares do Brasil:

Facebook

Com mais de 127 milhões de usuários no Brasil, o Facebook é o pioneiro no e-
commerce. A integração entre anúncios, oportunidades de varejo e vida social estão
entre as vantagens, já que se concentram em um só lugar. A ferramenta é tão
simples que, em um só clique, os comerciantes expõem e vendem seus produtos.

Além disso, os consumidores podem comprar produtos, com uma experiência
frictionless (sem contato) e sem sair do aplicativo do Facebook, evitando o
abandono de carrinhos e aumentando as chances de conversão da compra.

Instagram

O Instagram está sempre lançando novas ferramentas inovadoras e que podem ser
grandes aliadas do e-commerce. Recentemente o recurso de vídeo de longa duração
(IGTV) foi disponibilizado e é utilizado para apresentar produtos aos consumidores
que desejam visualizar os produtos no formato ideal para os smarthphones. Para os
varejistas, essa é uma oportunidade para envolver os clientes já que os vídeos têm
grande potencial de veicular anúncios diretamente relacionados aos produtos, o que
aumenta a inclinação do consumidor para a compra.

Facebook Messenger

Embora tecnicamente o Messenger faça parte do Facebook, os varejistas têm muito
a ganhar ao olhar para ele como um canal próprio em que as oportunidades são
únicas. Uma das possibilidades já utilizadas por varejistas são bots para se
comunicar com os clientes e obter vendas por meio do botão "comprar" integrado
ao aplicativo. As marcas podem até pagar para entregar anúncios patrocinados aos
usuários, desde que eles tenham se engajado com a marca no passado. Fica claro
que o Messenger está no caminho de um comércio cada vez mais conversacional.

À medida que o futuro do varejo on-line evolui, as redes sociais, sem dúvida,
continuarão a desempenhar um papel importante na forma como fazemos compras
online. Comerciantes que desejam capitalizar as possibilidades de compras devem
se lembrar de dois valores-chave: diversão e conveniência. Quando a navegação e a
compra parecem uma extensão agradável e natural das mídias sociais, os
consumidores estarão mais propensos a concluir a compra e voltar a fazer novos
negócios.

*Juan D'Antiochia é gerente geral da Worldpay para América Latina.

Fonte: Portal Varejista

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