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Sabe a geladeira que ia falar com o ponto de venda? Parece que chegou.

Na era da transformação digital, a coleta de informações por meio de objetos conectados cresce exponencialmente. A estimativa é de que 30,7 bilhões de dispositivos (IoT) estejam conectados até 2020 e 75,4 bilhões em 2025, segundo projeções da consultoria IHS Markit.

Inovações nessa área estão sendo alvo das estratégias de marketing das empresas interessadas no comportamento de seus consumidores, nas condições e reposições de seus produtos nos pontos de vendas (PDVs), como também na entrega de ofertas customizadas.

A Embraco, multinacional com foco em soluções para refrigeração, identificou a oportunidade de desenvolver um novo negócio que faz uso da Internet das Coisas (IoT) como base tecnológica, para gerar benefícios de otimização operacional para as indústrias de bebidas e alimentos.

A tecnologia faz controle eletrônico através de sensores e conectividade de freezers e refrigeradores, coletendo dados, que são enviados para a nuvem. A gestão de inteligência da plataforma retorna aos clientes em forma de serviços. A CI&T em parceria com a Embraco, desenvolveu trabalhos de arquitetura em nuvem e interfaces de web, além do aplicativo.

Chamado de diili (Data Information Insight Learning Intelligence), a plataforma ajuda as marcas de bebidas e alimentos refrigerados na gestão efetiva da performance de seus freezers e geladeiras comerciais nos PDVs. Com o dilli, é possível reunir informações sobre os gastos de energia e temperatura dos refrigeradores e obter notificações sobre as condições técnicas dos aparelhos – por exemplo, se estão desligados ou pararam de funcionar por algum motivo.

É possível ainda rastrear as geladeiras e freezers e registrar qualquer tipo de interação que ocorreu com os produtos expostos dentro deles.

O diili oferece ainda um ranking com geolocalização e dados dos estabelecimentos onde estão os refrigeradores, apresentando a performance de vendas de cada um deles e o potencial de saída de produtos, prevendo-se reposições e evitando assim a ruptura no PDV.

“Em poucas semanas desenvolvemos para o diili um aplicativo integrado com a solução de arquitetura IoT da Amazon Web Services (AWS), que coleta informações através dos sensores e câmeras instalados e disponibiliza em tempo real a inteligência gerada com três visões: gerencial, tática e operacional. A solução é mais um passo disruptivo para a imersão das marcas no universo digital, de forma que possam identificar novas oportunidades para suas ações de marketing nos pontos de vendas e até realizar melhorias constantes no ciclo de vida de seus produtos”, destacou Mauro Oliveira, vice-presidente para o Brasil e América Latina da CI&T.

“O conceito de Open Innovation utilizado pela Embraco permitiu acessar competências complementares da CI&T que não tínhamos na companhia a fim de acelerar a entrega da solução que revoluciona a gestão dos produtos nos pontos de vendas. O diili é um grande aliado das marcas porque possibilita a elas a adoção de estratégias assertivas para aumentar as vendas e reduzir custos operacionais. A partir da inteligência gerada pela plataforma, é possível, entre outras coisas, aumentar as vendas em até 15%; reduzir os gastos com manutenção em 10% e diminuir o custo com energia em 15%. Todos esses ganhos podem ser multiplicados por dezenas, centenas e até milhares de equipamentos espalhados em campo, um exemplo real de inovação que agrega valor e traz resultados efetivos ao cliente”, reforça o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento e Novos Negócios da Embraco, Eduardo Andrade, lembrando que o diili, assim como outros recursos e processos adotados pela companhia, fazem parte da jornada de transformação digital.

A solução pode ser instalada em qualquer refrigerador comercial disponível no mercado, por meio de um processo desenvolvido pela própria Embraco que converte o equipamento convencional em um inteligente.


Fonte: Portal Varejo ESPM

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