FCDL Notícias

Sacolinhas plásticas serão proibidas nos supermercados no Rio de Janeiro

Os supermercados do Rio de Janeiro estarão proibidos, a partir desta quarta-feira
(26), de oferecer sacolas de plástico para seus clientes transportarem mercadorias.

A obrigação faz parte de uma lei estadual que obriga as lojas de varejo a
substituírem as bolsas plásticas por modelos feitos com material renovável.

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro disse que apoia a
medida, que está capacitando os associados e que entende a necessidade de se
adequar à lei. O supermercado que descumprir a nova regra estará sujeito a multa
de até R$ 34 mil.

De acordo com a nova lei aprovada na Alerj na última quarta-feira (19), que
complementa a antiga lei das sacolas plásticas, cada consumidor pode ganhar no
máximo duas sacolas feitas com material mais sustentável. A legislação diz que se o
cliente quiser mais, terá que pagar por elas, a preço de custo de R$ 0,08.

Segundo o autor da lei, o deputado Carlos Minc (PSB), a partir do dia 26 as sacolas
de origem fóssil, feitas com derivados do petróleo e descartáveis não vão mais fazer
parte do dia a dia dos moradores do Estado. “Vamos ter apenas sacolas feitas
majoritariamente de fibras, como cana e milho, que podem ser usadas até 50 vezes,
ou seja, reutilizáveis”, explicou Minc.

Os supermercados tiveram um ano para se adaptarem à retirada das sacolas
plásticas convencionais. Contudo, como muitos consumidores ainda não se
acostumaram à ideia, alguns comerciantes vão continuar fornecendo sacolas que se
parecem com as convencionais, mas que são mais sustentáveis. Esse modelo agride
menos o meio-ambiente.

Mesmo assim, esse modelo não será definitivo. A ideia final é que apenas o modelo
de sacolas do tipo reciclável fique à disposição dos consumidores. Essa sacola
definitiva vai ser vendida pelos mercados, poderá ser usada várias vezes e não polui
o meio ambiente.

Fonte: Portal G1

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais