FCDL Notícias

Saiba como desenvolver sua equipe colocando-a no caminho da alta performance

A expressão “time dos sonhos” se tornou mais popular depois das Olimpíadas de 1992, em Barcelona. Nessa edição dos jogos, a equipe de basquete dos Estados Unidos reuniu os melhores atletas da modalidade que o mundo já havia visto. A combinação de talentos que se complementavam dentro da quadra resultou em muito mais do que uma medalha de ouro. O mundo pode assistir jogadas inovadoras e sempre muito bem executadas que levaram a equipe a uma sucessão de vitórias sem precedentes.

Ao reunir nomes como Michael Jordan, Magic Jonhson e Larry Bird – só para citar alguns –, o basquete dos Estados Unidos deixava bem claro como uma equipe de alta performance faz a diferença. Assim como no esporte, ter um time dos sonhos é o que toda empresa quer. E precisa buscar.

Em evento, o empresário Abilio Diniz reiterou a importância de ter um time dos sonhos nas empresas. Segundo ele, trata-se daquela equipe comprometida, que veste a camisa da companhia e contribui com conhecimento, entre outros aspectos. Para ajudá-lo a transformar sua equipe num time de alta performance, buscamos algumas orientações da coach Bibianna Teodori. Confira:

1. Estabeleça objetivos claros e desafiadores
Ao mesmo tempo em que precisam ser factíveis, as metas devem desafiar a equipe, incentivando-a a se superar. Conhecer as estratégias para atingi-las também é importante, pois confere transparência e credibilidade. Outro ponto fundamental é que cada um saiba como poderá contribuir para alcançar o objetivo definido. E o mais importante: é preciso ficar claro o que cada um ganha se as metas da companhia forem cumpridas.

2. Desenvolva a liderança
É o líder que vai motivar as pessoas a se superar, buscando soluções para o que parece não ter saída. Por isso, ele precisa desenvolver competências associadas à gestão de pessoas e processos, comunicação, credibilidade, administração de tempo, entre outros. Um ponto importante são os feedbacks constantes, que permitem aos colaboradores se aperfeiçoar.

3. Estimule a iniciativa pessoal
As pessoas costumam conhecer bem os processos que executam. Estimule o senso crítico entre elas para que possam sugerir melhorias na forma de executar as tarefas. É importante também que os colaboradores sejam incentivados a se autoconhecer. Ou seja, devem entender quais são seus pontos fortes e os pontos que precisam ser desenvolvidos. Vale a pena traçar com eles ações de aperfeiçoamento e monitorar se elas estão sendo realizadas, bem como os resultados alcançados.

4. Combine diferentes habilidades
Assim como o time dos sonhos do basquete norte-americano, dentro da empresa, uma equipe deve contar com pessoas que tenham habilidades complementares. Quando isso acontece, a troca de experiências contribui para melhorar o desempenho como um todo, otimizar processos, gerar inovação e aumentar a produtividade. Convém realizar uma avaliação do perfil comportamental de cada um e estimular atividades conjuntas nas quais todos possam conhecer melhor seus estilos.

5. Dê o treinamento necessário
Além de treinar a equipe, é preciso se certificar de todos assimilaram as informações e entenderam como elas devem ser aplicadas no dia a dia. Dessa forma, as pessoas se sentem valorizadas e mais motivadas. O treinamento também contribui para o gestor conhecer melhor o potencial de cada funcionário e encontrar as melhores formas de desenvolvê-los.

Fonte: Portal SM

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais